Sumários

Continuação do estudo de Les Mots: as leituras infantis de Jean-Paul.

25 Novembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

A descoberta da leitura nos livros de Michel Bouchor lidos pela mãe. A  consciência do leitor  surge ao mesmo tempo que a consciência de quue ler é interpretar criticamente. As palavras orais, escritas, lidas, inventadas ou revisitadas na leitura. 

Escrever surge como uma resposta à falta de identidade (consequência da orfandade de Sartre), para se atribuir a si mesmo essa identidade.
Os três tipos de leituras infantis, as "falsas", as "verdadeiras" ( proscritas, fora do espaço sagrado da bibliotece), primeiro os livros em fascículos e as revistas infantis, depois os livros populares de "série noire", policiais, livros de aventuras em particular os de Michel Zévaco. A personagem de "Paillardon",  alter-ego do jovem Sartre. 


Uma autobiografia literária e / ou ensaio em forma de romance.

20 Novembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Autobiografia, autoficção, biografia literária, ou ensaio em forma de romance: Les Mots, de Jean Paul Sartre. 

A biblioteca do avô: o espaço "sagrado" dos autores que lia: dos clássicos ao romantismo, a veneração por Victor Hugo, a execração do movimento simbolista e, de um modo geral, dos autores contemporâneos. 
Jean-Baptiste Sarte e Jean-Paul Sartre. 


Entre o canónico e e o popular

18 Novembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de alguns passos de Les Môts sobre a descoberta na infância dos livros do avô Charles Shweitzer  e dos autores canónicos nela representados e de outros sobre as leituras de um "género menor" feitas pelas mulheres da casa ( Luise Guillemin e Ane-Marie Shweitzer). A descoberta infantil do cinema em 1912: o lado popular, "democráico" do cinema, a imagem "solar"  de uma nova humanidade ( e a versão  negra  dessa ideia na  evocação da experiência do Stalag XII D). 


Les Mots, de Jean-Paul Sartre

13 Novembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Uma escrita dos anos da infância de Sartre, entre 1905 ( data do seu nascimento) e 1912. Os temas principais: Ler e escrever. 

Leitura das páginas iniciais do livro e reconstituição de uma árvore genealógica compreendendo os ascendentes maternos ( os Schweitzer) e paternos ( os Sartre). A infância de Jean-Paul, órfão de pai e "enfant gaté" ou uma versão aplicada a si mesmo do "Idiot de la Famille" ( biografia que Sartre consagra a Flaubert). 


Teste escrito de avaliação

11 Novembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Teste escrito de avaliação