Sumários

Uma "Phisiologie du Bavardage"

30 Setembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

A perspetiva de Walter Benjamin sobre a Recherce du Temps Perdu, uma obra subversiva que transtorna os cídogos e a moral da sua época por intermédio de uma fisiologia da conversa ( "une phisiologie du Bavardage" [W. Benjamin, Sur Proust, Nous, 2003). 
Breve referência aos  Pastiches de Proust. Leitura de "Fête chez Montesquiou à Neuly",  imitação formal dos textos de Saint-Simon, caracterizando aquele modelo do barão de Charlus nos termos em que Saint-Simon fala da corte de Louis XIV. 

Leitura de um passo da obra Un Amour de Swann onde personagens como Cotard, revelam, pelas suas falas inadequadas ao assunto, a ignorância sobre a arte moderna que sensibiliza Swann. 


Leitura de um passo de "Un Amour de Swann"

25 Setembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Os salões dos Verdurin e dos Guermantes; Swann e Odette. As "cocottes"  na literatura francesa antes de Proust ( Eduard Dujardin, Flaubert). 
Leitura de um passo da obra no qual o amor é descrito como um "mal sagrado" e aproximado do mito de Orfeu e Eurídice. O amor é involuntário e fixa-se a um objecto que devém exclusivo. 

Observações dobre o estilo de Proust, entre a comédia social e a descrição psicológica do intimo. A figura proustina por excelência, a comparação. 


Informação sobre o programa e objectivos da cadeira

23 Setembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Informação sobre o programa e objetivos da cadeira. Livros de leitura obrigatória. Calendarização. Marcação da data dos testes. 1º teste: 30 de Outubro. 2º Teste; 18 de Dezembro.


Un Amour de Swann

18 Setembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Vida e obra de Marcel Proust. A escrita e a publicação da Recherche du Temps Perdu. Aspectos autobiográficos ficcionados em  Recherche do Temps Perdu  Alguns dos modelos das principais personagens da Recherche  na vida real: O modelo de Odette, o modelo de Swann, por exemplo. 
Un Amour de Swann,  segundo capítulo do volume Du Côté de Chez Swann, relaciona-se com esse volume e com a Recherche no seu todo por se tratar de uma narrativa em que os temas maiores da obra se encontram já, nomeadamente, a paixão, o ciúme, a traição,  a crónica social, a arte e a crítica de arte. Outros motivos que nela têm o seu aparecimento e que serão recorrentes, como a sonata de Vinteuil, a pintura do renascimento ou os mestres holandeses.  O narrador, Marcel, e Swann: alguns pontos de contacto.   
Alguns dos aspectos da obra que são nos dias de hoje valorizados pela crítica: as questões de género, a redistribuição dos papéis sociais. 


O salão de Mme Verdurin

16 Setembro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Os salões em França: a sua origem de desenvolvimento a partir do período da Restauration ( 1814-1930). O salão e as formas de socialidade aprendidas na corte e reproduzidas nos meios burgueses durante a  Terceira Républica.

Alguns antecedentes de Proust na descrição dos novos modos de socialidade nos boulevards e no salon: Baudelaire, Le Peintre de la vie Moderne;  Sthendal, Le Rouge et le Noir; Flaubert L'Éducation Sentimentale , modelos admirados e imitados por Proust.
O salão dos Verdurin e o círculo dos "fieis" e a sua rejeição dos "ennuyeux": Swann entre uns e outros (entre os almoços no Eliseu e a frequentação de operárias e cocottes e as soirées nos Verdurin). A obra de  Proust descreve a mobilidade e a circulação entre as classes sociais ( Mme Verdurin será mais tarde a princesa de Guermantes).