Sumários

Continuação da leitura de Proust

16 Outubro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de um passo da obra em que, na soirée em casa da Marquesa de Sainte-Euverte, Swann ouve a sonata de Vinteil pela última vez. A memória involuntária de Combray e de outros momentos da vida da personagem suscitada pela música. 

O tema amoroso que se vai tornando risível, ou o romantismo tratado como numa comédia de "vaudeville", ou  teatro de cabaret, como o  que frequentam as personagens do romance (nomeadamente Odette e Charlus frequentadoes de  Le Chat noir


Elementos para a compreensão da Belle-époque. O Narrador em Un Amour de Swann.

14 Outubro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de um trecho de Un Amour de Swann qno qual a acção, que decorre entre 1884 e 1885, recua  aos anos de 1874. Caracterização da Belle-époque: os casinos da e hotéis de Nice,  lugar frequentado pelas "Cocottes" e pelos  "fétards": um vislumbre sobre o passado de Odette de Crécy. [ considerações laterais sobre Sagan,  Proust e a Côte d'Azur]

A intervenção na diegese de um familiar do narrador,  "oncle Adolphe" e da tia do narrador. Origens burguesas de Swann em Combray. 


Arquitectura e estilos, revivalismo e reprodutibilidade técnica em Un Amour de Swann

9 Outubro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de uma passagem da Recherche sobre os passeios de Verdurin aos monumentos restaurados pelo arquitecto Viollete-le-Duc e aos mausuléus dos Orléans e os passeios que Swann pensa fazer às ruinas medievais de Saint-Luop-de Noeud. 
Referências aos castelos do Rei da Baviera, motivo de atração para os amantes de Wagner, frequentadores dos recém criados festivais de Beyreuth (1º 1897). 

A fotografia e a reprodutibilidade técnica ( W. Benjamin). 


A aula não ocorreu

7 Outubro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

A professora não compareceu por motivos de saúde.


O processo da inversão e as figuras invertidas

2 Outubro 2025, 12:30 Patrícia Soares Martins

Leitura de um passo de Un Amour de Swann sobre a "descoberta da verdade" ( a descoberta de que Odette se relaciona com outros homens). O tema do invertido e da inversão ( "Le renversement"; Barthes ["Une Idée de Recherche" in Le Brouissement de la Langue, Essais Critiques IV] ). No passo estudado a descoberta da "cocotte" na mulher idealizada por Swann reproduz o tipo de descobertas súbitas da verdade atrás da aparência.

Caracterização do rosto de Odette quando mente que o aproxima mais  da pintura  de Boticelli  a que Swann o compara. Saber a verdade por um processo de "renversement" não afeta o amor que sente por ela.