Sumários
7 Maio 2020, 14:00
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Patrícia Soares Martins
Conclusão do estudo de Le Voyeur de Alain Robbe Grillet (aula centrada na terceira e última parte do romance).
Apresentação de alguns dos argumentos de Barthes no seu ensaio "Littérature Objective"(Essais Critiques, 1955),
sobre a "morte" do objecto clássico e a proximidade com o cinema e a pintura moderna nas descrições de Robbe-Grillet.
Marcação da data da avaliação alternativa para dia 4 de Junho, no horário da aula (das 14 às 16).
5 Maio 2020, 14:00
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Patrícia Soares Martins
Close Reading de passagens da segunda parte do romance de Robbe-Grillet: um romance policial sem crime e sem assassino, construído a partir de uma lacuna nunca preenchida.
A descrição dos objectos subtraídos ao tempo e à duração, por sobreposições de planos figurativos.
30 Abril 2020, 14:00
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Patrícia Soares Martins
Robbe-Grillet e a defesa do Novo Romance em Pour un Nouveau Roman. A narrativa oitocentista em questão a partir do abalo dos seus fundamentos e em particular da noção de personagem como subjectividade organizadora da matéria narrativa. A multiplicação paradoxal dos pontos de vista em Le Voyeur.
A influência do Policial: o ponto de vista objectivo, exterior, o carácter de reportagem e investigação policial dos factos.
A indeterminação do tempo e do espaço em Le Voyeur
28 Abril 2020, 14:00
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Patrícia Soares Martins
Close-reading de passagens do romance de Robbe-Grillet, Le Voyeur. Uma narrativa que se se constrói na reconstituição "fantasmagórica" de uma ocorrência que nunca é directamente narrada: o papel dos simulacros, da recorrência de motivos, das evocações obsessivas que traçam uma hipótese de romance, uma hipótese de crime.
As variações abruptas de perspectiva: da narração neutra na terceira pessoa aos estados de consciência da personagem relatados em discurso indirecto livre. A corrente de consciência da personagem conduz-nos para fora do espaço delimitado em que a história se desenrola e provoca um efeito de simultaneidade temporal: entre o que se viveu, o que se vive e o que se projecta. Não seguimos, ao ler, o fio de uma intriga, mas a associação e sobreposição de imagens determina o caminho da leitura.
A descrição de objectos.
23 Abril 2020, 14:00
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Patrícia Soares Martins
O romance na "ére du soupçon" (Nathalie Sarraute, 1950). O Novo Romance contra as categorias do romance oitocentista e contra a noção de "engagement" como em Sartre. Robbe-Grillet e o Novo Romance: contra a interpretação do mundo, a descrição que visa mostrar o mundo como presença . Sobre a descrição uma descrição que valoriza o objecto em detrimento do espectador. A "querelle du voyeur": recepção da obra no momento da sua publicação.