Sumários
Colette, La vagabonde
10 Março 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Conclusão do estudo de La vagabonde. Os vários registos discursivos de que a obra é composta. O monólogo interior como o factor que opera uma sobreposição de planos temporais, o passado da reminiscência e o futuro da evocação no presente imediato.
Aspectos da temporalidade do romance: o tempo da história (de Dezembro a finais de Maio) e o modo como esse tempo se dispõe na narrativa. A divisão em três capítulos e a escrita de "cenas" ao lado de momentos reflexivos (solilóquios). A descontinuidade narrativa (os hiatos temporais ).
Colette, La Vagabonde
5 Março 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
La Vagabonde e L'Envers du Music-Hall: a descrição dos meios artísticos e da boémia do "demi-monde". Descrição da condição de actor e de mimo ou de artista de variedades nas páginas de Colette.
Os aspectos autobiográficos do romance, correspondentes ao período de 1906 a 1910: o divórcio de Willy e a luta pelos direitos de autor das
Claudine. Os espectáculos em que participou e as "tournées" em que actuou : pantomimas, cenas líricas e bailados, detalhadamente descritos em La Vagabonde.
Caracterização das diversas personagens e dos ambientes retratados na obra.
A questão sentimental e o "despertar" dos sentidos adormecidos. A travessia de uma "crise" pessoal e da sua ultrapassagem pelo reconhecimento das prioridades: o desejo de independência, de autonomia e de realização pessoal através da profissão de mimo e de escritora.
Colette, La vagabonde
3 Março 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Colette e Jean Cocteau. Evocação por este último, do Palais de Glace, microcosmo alegórico da Belle-Époque. Evocação de Colette neste texto e no texto "Eloge de Colette", pelo mesmo autor, por acasião da morte da escritora.
1900: época descrita por Cocteau como a "idade da mulher". Colette em La Vagabonde, descreve, através da personagem de Renée Nerée, seu alter ego, a luta pela emancipação feminina.
Colette: La Vagabonde.
27 Fevereiro 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Visionamento de um breve filme sobre Colette: as memórias dos tempos de "tournée" com Georges Wague (Brague no romance). Testemunhos sobre Colette de Georges Wague e do escritor e artósta Jean Cocteau.
O retrato dos profissionais do teatro em La Vagabonde. Close-reading de uma passagem do início da segunda parte do romance em que a personagem Renée Nerée recebe em sua casa Max , Hamond e Brague e equaciona para o leitor a sua indecisão (ambivalência) em assuntos amorosos relacionados com o primeiro. A escrita dos sentidos, a ironia fina e o estilo oralizante de Colette, aspectos presentes na passagem em causa, contribuem para criar um efeito de segredo íntimo que se vai deixando desvendar. À estratégia de "encobrimento" do íntimo através da maquilhagem e da pantomima correspondem os "filtros" ou "máscaras" que Renée adopta perante as restantes personagens, embora o grau de intimidade entre elas seja variável. A linguagem da escritora contrasta com a linguagem dos seus companheiros de músic-hall e não encontra um receptor ideal em Max.
Colette: aspectos da sua vida e obra
20 Fevereiro 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Colette e a sua época. Alguns aspectos da sua biografia retomados ficcionalmente nos seus romances e, em particular em La Vagabonde.
Da escrita das
Claudine à restante obra. Os romances de 1910 e 1913, escritos a partir das memórias do music-hall, La Vagabonde e L'Rnvers du Music-Hall.