Sumários

Odisseia

14 Novembro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

A invenção dos deuses gregos.

A origem das divindades homéricas.

Antropomorfismo e teriomorfismo.

«Superlativação das qualidades humanas.»

«Sublime frivolidade».

O carácter transpositivo.

Intervenção dos deuses homéricos nos assuntos dos mortais.

Os deuses da Odisseia: Atena, Posídon, Hermes e Apolo.

Ulisses entre a cólera e o auxílio dos deuses.

Apresentação oral de Mariana Mateus Pereira (n.º 151152) sobre os deuses homéricos segundo a leitura de um capítulo de Pietro Citati.

Apresentação oral de Rúben Filipe Pinheiro Pinto (n.º 153326) sobre o canto 22 da Odisseia.


Bibliografia

Graziosi, Barbara, and Johannes Haubold, «3. Gods, Animals and Fate», Homer: The Resonance of Epic, London, Duckworth, 2005, pp. 65-93.

Griffin, Jasper (1980), Homer on Life and Death, Oxford, Clarendon Press.

Grimal, Pierre, Dicionário da Mitologia Grega e Romana, Lisboa, Difel, 1992.

Pinheiro, Marília Futre, Mitos e Lendas da Grécia Antiga, Lisboa, Livros e Livros, 2007.

Pope, M. W. M. (1960), «Athena’s Development in Homeric Epic», The American Journal of Philology, Vol. 81, N.º 2, pp. 113-135.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Concepção da Divindade nos Poemas Homéricos», «Deuses e heróis», Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 107-121, 332-336.


Odisseia

11 Novembro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

A estrutura da Odisseia.

Ulisses em Ítaca (cantos 13 a 24).

As transformações/ os disfarces de Ulisses.

As mentiras de Ulisses.

A vingança contra os pretendentes.

As cenas de reconhecimento.

Ulisses comparado a um aedo.

Os engenhos de Penélope.

Repetições e incongruências.

Apresentação oral de Rafael Ataíde Ventura (n.º 150452) sobre o canto 21 da Odisseia.


Bibliografia

Atienza, Alicia María, «Comedores de pan y bebedores de vino: la cuestión alimentaria en la Odisea», Circe, N.º 11, 2007, pp. 41-56.

Dalby, Andrew, «The Iliad, The Odyssey and their Audiences», The Classical Quarterly, Vol. 45, N.º 2, 1995, pp. 269-279.

Emlyn-Jones, Chris, «True and Lying Tales in the Odyssey», Greece & Rome, Vol. 33, N.º 1, 1986, pp. 1-10.

Lourenço, Frederico, «Um Interlúdio Paródico na Odisseia: o episódio de Iro (Canto XVIII)», Grécia Revisitada: Ensaios sobre Cultura Grega, Lisboa, Cotovia, 2004, pp. 101-108.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A teia de Penélope», Estudos sobre a Grécia Antiga: Artigos, Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014, pp. 165-177.

Scodel, Ruth, «Bardic Performance and Oral Tradition in Homer», The American Journal of Philology, Vol. 119, N.º 2, 1998,  pp. 171-194.

 



Odisseia

7 Novembro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

As errâncias de Ulisses (cantos 9-12):

– a guerra contra os Cícones, uma Guerra de Tróia em miniatura;

– o canibalismo do Ciclope e dos Lestrígones;

– a retenção em Ogígia e a demora em Eeia;

– o perigo dos Lotófagos e das Sereias (o esquecer e o conhecer);

– o encontro entre o herói da Odisseia e o herói da Ilíada no Hades;

– o encontro de Ulisses com Tirésias e com Anticleia e as notícias de casa;

– dos Infernos à ilha do Sol;

– a cólera de Posídon contra Ulisses e a cólera de Hiperíon contra a tripulação;

– a insensatez da tripulação e o raio punidor de Zeus;

– o sono de Ulisses na viagem de Esquéria rumo a Ítaca.


Bibliografia

Aguirre Castro, Mercedes, «Los peligros del mar: muerte y olvido en la Odisea», Cuadernos de Filologia Clasica. Estudios Griegos e Indoeuropeos, Vol. 9, 1999, pp. 9-22.

Citati, Pietro, Ulisses e a Odisseia: A Mente Colorida (tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo), Lisboa, Cotovia, 2005.

Graziosi, Barbara, and Johannes Haubold, Homer: The Resonance of Epic, London, Duckworth, 2005.

Heubeck, Alfred, and Arie Hoekstra, A Commentary on Homer’s Odyssey, Volume II: Books IX – XVI, Oxford, Clarendon Press, 1990.

Louden, Bruce, The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

Marinatos, Nanno, «The Cosmic Journey of Odysseus», Numen, Vol. 48, N.º 4, 2001, pp. 381-416.

Reece, Steve, The Stranger’s Welcome, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Odisseia», Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 87-100.


Odisseia

4 Novembro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

A partida de Ogígia e a chegada a Esquéria (cantos 5-8).

A história amorosa de Ulisses e Calipso.

O perigo de Ogígia.

Ulisses entre o humano e o divino, entre a memória e o esquecimento.

A tempestade de Posídon e o véu de Ino.

O simbolismo da tempestade.

O encontro entre Ulisses e Nausícaa.

A recepção no palácio de Alcínoo em Esquéria.

Ulisses entre os Feaces.

Os cantos de Demódoco.

A técnica in medias res.


Bibliografia

Citati, Pietro, Ulisses e a Odisseia: A Mente Colorida (tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo), Lisboa, Cotovia, 2005.

Collobert, Catherine (2000), «Hephaïstos, l’artisan du rire inextinguible des dieux», in Marie-Laurence Desclos (dir.), Le rire des Grecs. Anthropologie du rire en Grece ancienne, Grenoble, Editions Jerome Millon, pp. 133-141.

de Jong, Irene, A Narratological Commentary on the Odyssey, Cambridge, Cambridge University Press, 2001.

Kardulias, Dianna Rhyan, «Odysseus in Ino’s Veil: Feminine Headdress and the Hero in Odyssey 5», Transactions of the American Philological Association, Vol. 131, 2001, pp. 23-51.

Louden, Bruce, «Kalipso and the Function of Book Five», The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999, pp. 104-129.

Lourenço, Frederico, «A Palmeira de Delos: Nausícaa na Odisseia», Novos Ensaios Helénicos e Alemães, Lisboa, Cotovia, 2008, pp. 55-75.

Vernant, Jean-Pierre, «The Refusal of Odysseus», in Seth L. Schein (ed.), Reading the Odyssey: Selected Interpretative Essays, Princeton, New Jersey, Princeton University Press, 1996, pp. 185-189.


Odisseia

31 Outubro 2019, 10:00 Rui Carlos Fonseca

A Telemaquia: funções e importância no enredo da Odisseia.

O concílio dos deuses.

O voo de Atena (repetição).

As cenas típicas de hospitalidade.

Os aedos.

O discurso de Atena/Mentes (incongruências).

O aparecimento de Penélope (repetição).

O processo de heroificação de Telémaco.

A assembleia de Ítaca (incongruências).

Telémaco em Pilos (canto 3).

Telémaco em Esparta (canto 4).


Bibliografia

Louden, Bruce, The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

Reece, Steve, The Stranger’s Welcome, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Odisseia», Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 87-100.

Scott, William C., «A Repeated Episode at Odyssey 1.125-48», Transactions and proceedings of the American Philological Association, Vol. 102, 1971, pp. 541-551.