Sumários

Aquisição da linguagem e mudança sintática

21 Abril 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Aquisição da linguagem e mudança sintática: união de orações, marcação excecional de caso e infinitivo flexionado em estruturas com verbos causativos e percetivos na diacronia do português; a reanálise da construção de se-passivo como se-impessoal.


Mudanças em curso no português angolano e no português moçambicano

7 Abril 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Mudanças em curso na colocação dos pronomes clíticos no português angolano e no português moçambicano (em comparação com o português europeu e o português brasileiro e em relação com outros aspetos gramaticais das variedades africanas do português). A expansão da próclise (em contextos de verbo finito e infinitivo) e a emergência da cliticização ao particípio passado. Semelhanças e diferenças entre português angolano e português moçambicano, a partir da análise de um corpus de língua escrita (literária). Fatores internos (gramaticais, numa perspetiva teórica) e fatores externos (línguas em contacto; perceções sociolinguísticas) da mudança.


Aspetos linguísticos da Crónica Geral de Espanha de 1344

31 Março 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Pode a colocação dos pronomes clíticos servir como indicador linguístico da cronologia de um texto? Comparando documentos notariais (originais) com a Crónica Geral de Espanha de 1344 (transmitida por manuscritos do séc. XV e posteriores). A problemática do uso de textos literários medievais como fonte de conhecimento linguístico.

Tópicos de pesquisa resultantes da observação da palavra "nunca" na Crónica Geral de Espanha de 1344: expansão e queda de "nunca" sem valor negativo; gramaticalização de "nunca mais"; emergência e percurso evolutivo de "jamais" (e correlatos em outras línguas românicas); posição de "nunca" na estrutura sintática da frase (em diacronia).


Clíticos na história da língua portuguesa

24 Março 2025, 17:00 Ana Maria Martins

A colocação dos pronomes clíticos na história do português (séculos XII a XX): ênclise/próclise em frases com verbo finito, infinitivo e gerúndio; a lei Tobler Mussafia e as configurações V1; os contextos de variação ênclise/próclise, a progressão da próclise e a inversão para a ênclise; a interpolação; as estruturas de subida do clítico; a mesóclise.

Os conceitos de "gramáticas em competição" (Anthony Kroch) e "mudança falhada" (Gertjan Postma). A aparente convergência entre português e espanhol até ao século XVII como hipotético resultado do contacto linguístico e emergência de uma variedade sociolinguística (gramática proclítica da elite letrada e aristocracia) cuja difusão falhou, tendo perdido a competição com a gramática enclítica continuadora do português antigo.


Oralidade e escrita no português brasileiro

17 Março 2025, 17:00 Ana Maria Martins

O percurso diacrónico de divergência e gradual convergência entre língua falada e língua escrita no português brasileiro. A colocação dos pronomes clíticos no português brasileiro, em contraste com o português europeu. Trabalho prático de análise linguística a partir de um excerto do romance A Lua da Verdade, de Isaías Pessotti.