Sumários

Cronologia relativa de mudanças gramaticais na História da Língua Portuguesa (síntese)

24 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Cronologia relativa das principais mudanças fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas na História da Língua Portuguesa, como percurso introdutório ao trabalho com fontes textuais medievais.


Negação e itens de polaridade numa perspetiva comparativa, diacrónica e teórica (estratégias para suprir o problema da limitação dos dados na investigação diacrónica)

17 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Negação e palavras negativas nas línguas românicas medievais e contemporâneas. Uma caracterização tipológica, de base lexical, dos itens de polaridade (negativos, afirmativos, modais; fortes, fracos, bipolares): especificação/subespecificação dos traços de polaridade (neg, af, mod). Relevância para a compreensão do percurso diacrónico dos itens de polaridade.  A relação entre mudança linguística e aquisição da linguagem (Lightfoot 1991, 1999). Novas questões de investigação decorrentes da tipologia de itens de polaridade proposta.

Inversão nominal negativa com algum/alguno e nenhum, numa abordagem diacrónica, comparativa (português/espanhol) e teórica. Relação com a tipologia dos itens de polaridade negativa (IPN forte / IPN fraco). IPNs lexicais e IPNs formados na sintaxe: testes para identificar a inversão nominal negativa. Mudanças sintáticas ao nível do sintagma determinante noportuguês dos séculos XVIII-XIX (correlações linguístico-cronológicas). As diferentes dimensões e a centralidade da perspetiva teórico-comparativa em linguística histórica. Tópicos para futura investigação.


Objetivos, conteúdos e avaliação. A linguística histórica como “arte de fazer o melhor uso de maus dados”

10 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Objetivos:

São objetivos desta UC: desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes (textuais); mostrar como a comparação entre diferentes línguas ou variedades de uma língua é um elemento central do trabalho em linguística histórica; esclarecer as relações entre mudança e variação/diferenciação linguística, assim como entre aquisição da linguagem e mudança linguística; estudar casos de mudança sintática na história do português, numa perspetiva diacrónica e comparativa, teoricamente enquadrada.

Os alunos devem ter formação prévia na área da Sintaxe e, preferentemente, ter obtido aprovação na UC Sintaxe: Aspetos Centrais da teoria Sintática.

Conteúdos:

Serão tópicos de mudança linguística a estudar os que se encontram identificados a seguir. O estudo destes casos será conduzido de modo a concretizar os objetivos definidos acima.

1.   Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) no português e nas línguas românicas. A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal.

2.   A colocação dos pronomes clíticos na história do português e das línguas românicas, do século XIII aos nossos dias: próclise/ênclise; interpolação; subida do clítico; mesóclise; mudanças em curso nas variedades africanas do português; oralidade e escrita no português brasileiro. Interações entre a colocação dos pronomes clíticos e outros aspetos da ordem dos constituintes frásicos no português medieval e contemporâneo.

3.   Negação metalinguística. Marcadores não ambíguos de negação metalinguística nas línguas do mundo. O percurso diacrónico de – de locativo a marcador de ênfase (em frases imperativas, declarativas e interrogativas retóricas) a marcador de negação metalinguística.

4.O percurso diacrónico das estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos em português.

Avaliação:

A avaliação consistirá na apresentação oral e subsequente elaboração da versão escrita de um artigo breve (c. 10/15 págs., acompanhadas de anexo(s)) elaborado durante o semestre, envolvendo recolha classificação e análise de dados, com o objetivo de avaliar hipóteses ou reequacionar um problema com novos argumentos.

Discussão da afirmação de William Labov (1994:11) de que a linguística histórica can then be thought of as the art of making the best use of bad data, através do estudo de um caso: a evolução dos indefinidos negativos nas línguas românicas, de itens de polaridade negativa fracos para itens de polaridade negativa fortes. [Tópico a prosseguir na próxima aula]