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Fontes textuais: comentário linguístico de um texto medieval. Temas de trabalho para avaliação

10 Março 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Fontes textuais: leitura comentada de um excerto da Demanda do Santo Graal (cópia do século XV - ms. de Viena - de original do século XIII, tradução portuguesa a partir do francês).


Apresentação comentada dos temas de trabalho para avaliação:

Escolher de entre a lista seguinte o tema do trabalho a apresentar oralmente nas aulas de 19.05.2025 ou 26.05.2025 e a entregar, em versão escrita, final, até 30 de junho:

1. A distribuição da próclise e da ênclise em frases finitas no português antigo/clássico (textos a analisar poderão ser: Demanda do Santo Graal, Crónica Geral de Espanha de 1344, uma das Crónicas de Fernão Lopes, teatro de Gil Vicente, teatro do séc. XVII, entre outros).

2. A colocação dos pronomes clíticos nas orações infinitivas preposicionadas, no século XVI e seguintes (o Corpus Histórico do Português Tycho Brahe é uma boa base de trabalho; o estudo restringir-se-ia a uma ou duas preposições).

3. A colocação dos pronomes clíticos no português escrito (literário) de uma das variedades africanas do português.

4. A colocação dos pronomes clíticos no padrão escrito brasileiro, do início do século 20 ao século 21 (corpus literário ou jornalístico).

5. A subida do clítico (clitic climbing) na escrita jornalística portuguesa (em comparação com Barbosa et al. 2017).

6. Aspetos da negação num texto medieval ou num corpus diacrónico (ou, por exemplo, na poesia lírica, pesquisável na sua totalidade no corpus TMILG).

7. Os valores semânticos/pragmático-discursivos de (associado ao verbo) no século XIX (Júlio Dinis 2, 3, 4).

Requisitos que todos os trabalhos devem cumprir:

(i)    Analisar/descrever dados de um corpus claramente identificado (disponível online ou anexado ao trabalho).

(ii)  Nos casos em que os trabalhos analisam, comparativamente, dois corpora paralelos, estes deverão ter idêntica                 extensão

(iii)  O levantamento dos dados no corpus tem de ser exaustivo.

(iv)  Os trabalhos incluem um anexo com todos os dados classificados de acordo com os parâmetros considerados                  relevantes para os objetivos definidos.

(v)    Na introdução de cada um dos trabalhos identificam-se os seus objetivos sob a forma de uma questão ou questões a que a análise dos dados extraídos do corpus procurará responder. A classificação dos dados deve ser pensada em função das questões formuladas de modo a constituir um caminho metodologicamente adequado para atingir os objetivos do trabalho.

(vi)     A conclusão retomará as questões iniciais, indicando claramente as respostas a que a investigação conduziu. A conclusão poderá incluir novas questões suscitadas pelos resultados alcançados.


Cronologia relativa de mudanças gramaticais na História da Língua Portuguesa (síntese)

24 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Cronologia relativa das principais mudanças fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas na História da Língua Portuguesa, como percurso introdutório ao trabalho com fontes textuais medievais.


Negação e itens de polaridade numa perspetiva comparativa, diacrónica e teórica (estratégias para suprir o problema da limitação dos dados na investigação diacrónica)

17 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Negação e palavras negativas nas línguas românicas medievais e contemporâneas. Uma caracterização tipológica, de base lexical, dos itens de polaridade (negativos, afirmativos, modais; fortes, fracos, bipolares): especificação/subespecificação dos traços de polaridade (neg, af, mod). Relevância para a compreensão do percurso diacrónico dos itens de polaridade.  A relação entre mudança linguística e aquisição da linguagem (Lightfoot 1991, 1999). Novas questões de investigação decorrentes da tipologia de itens de polaridade proposta.

Inversão nominal negativa com algum/alguno e nenhum, numa abordagem diacrónica, comparativa (português/espanhol) e teórica. Relação com a tipologia dos itens de polaridade negativa (IPN forte / IPN fraco). IPNs lexicais e IPNs formados na sintaxe: testes para identificar a inversão nominal negativa. Mudanças sintáticas ao nível do sintagma determinante noportuguês dos séculos XVIII-XIX (correlações linguístico-cronológicas). As diferentes dimensões e a centralidade da perspetiva teórico-comparativa em linguística histórica. Tópicos para futura investigação.


Objetivos, conteúdos e avaliação. A linguística histórica como “arte de fazer o melhor uso de maus dados”

10 Fevereiro 2025, 17:00 Ana Maria Martins

Objetivos:

São objetivos desta UC: desenvolver competências de trabalho na área da linguística histórica através da familiarização com fontes, dados, teoria linguística e estratégias específicas de investigação destinadas a ultrapassar o problema da limitação das fontes (textuais); mostrar como a comparação entre diferentes línguas ou variedades de uma língua é um elemento central do trabalho em linguística histórica; esclarecer as relações entre mudança e variação/diferenciação linguística, assim como entre aquisição da linguagem e mudança linguística; estudar casos de mudança sintática na história do português, numa perspetiva diacrónica e comparativa, teoricamente enquadrada.

Os alunos devem ter formação prévia na área da Sintaxe e, preferentemente, ter obtido aprovação na UC Sintaxe: Aspetos Centrais da teoria Sintática.

Conteúdos:

Serão tópicos de mudança linguística a estudar os que se encontram identificados a seguir. O estudo destes casos será conduzido de modo a concretizar os objetivos definidos acima.

1.   Palavras negativas e outros aspetos da polaridade (afirmação/negação) no português e nas línguas românicas. A relação entre ordem de palavras e polaridade no caso de algum/alguno pós-nominal.

2.   A colocação dos pronomes clíticos na história do português e das línguas românicas, do século XIII aos nossos dias: próclise/ênclise; interpolação; subida do clítico; mesóclise; mudanças em curso nas variedades africanas do português; oralidade e escrita no português brasileiro. Interações entre a colocação dos pronomes clíticos e outros aspetos da ordem dos constituintes frásicos no português medieval e contemporâneo.

3.   Negação metalinguística. Marcadores não ambíguos de negação metalinguística nas línguas do mundo. O percurso diacrónico de – de locativo a marcador de ênfase (em frases imperativas, declarativas e interrogativas retóricas) a marcador de negação metalinguística.

4.O percurso diacrónico das estruturas infinitivas com verbos causativos e percetivos em português.

Avaliação:

A avaliação consistirá na apresentação oral e subsequente elaboração da versão escrita de um artigo breve (c. 10/15 págs., acompanhadas de anexo(s)) elaborado durante o semestre, envolvendo recolha classificação e análise de dados, com o objetivo de avaliar hipóteses ou reequacionar um problema com novos argumentos.

Discussão da afirmação de William Labov (1994:11) de que a linguística histórica can then be thought of as the art of making the best use of bad data, através do estudo de um caso: a evolução dos indefinidos negativos nas línguas românicas, de itens de polaridade negativa fracos para itens de polaridade negativa fortes. [Tópico a prosseguir na próxima aula]