Sumários

Astolfo na Lua e as primeiras duas Cosmicómicas

20 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Começo da leitura das Cosmícomicas. Viagem à Lua do Astolfo no Orlando Furioso de Ariosto como exemplo de viagem cosmica e também cómica antes de Calvino. Leitura do primeiro conto, A distância da Lua. Conto ainda como fábula de magia mais que conto científico. Elementos característico: a dinamica de exclusão duma relação amorosa. Experiencia da Terra vista da Lua: necessidade de coordenadas terrestres (elementos não proprio do resto da obra). Apresentação oral de Amanda Venice Santos sobre Uma marca no espaço. Conto sobre a linguagem, a relação entre sinais e tempo, impossibilidade de voltar ao sinal/marca original. 

Segunda parte do curso: As Cosmicómicas de Italo Calvino

16 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Começo da segunda parte do curso sobre as Cosmicómicas de Italo Calvino. Nova cosmologia: leitura do poema 'As estrelas negras' de Primo Levi como resposta aterrorizada perante a nova cosmologia (ligame com o abismo histórico de Auschwitz). É ainda possível fazer poesias depois dos campos de concentração (historia) e dos buracos negros (cosmologia)? Levi responde que não (mesmo com um poema).


Diferente resposta de Italo Calvino.  Introdução sobre o novo genro 'cosmi-comico'. O protagonista Qfwfq. Projeto duma literatura que quer modificar e ser modificada pelos campos científicos contemporâneos, em particular o cosmologico. Ligame com a tradição clássica: Lucrécio e Ovídio como poetas da materia atomica e da sua leveza: união de ciência e mito. Papel do encontro de Calvino com o historiador da ciência Giorgio de Santillana, autor do libro Hamlet's Mill sobre a papel cientifico dos contos mitológicos mundiais. 

Não aula

13 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Não aula 

Não aula

9 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Não aula

A giesta de Leopardi

6 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura e analise da canção 'testamento' de Leopardi: A giesta o a flor do deserto. Comparação entre o papel da flor no deserto vulcanico do Vesuvio e do poeta no mundo. Contrasto e solidão de Leopardi perante duas outras posições: conservadora/religiosa, liberal/progressista. Ambas se focam na ideia da centralidade do homem. Contemplação cósmica na quarta estrofe: vertigem dos pontos de vista cósmicos. O mundo como ponto, o sistema solar como nebulosa.  

Heroismo da flor que não se basa nas mentiras religiosas ou politicas mas que resiste perante a Natureza indiferente que no final a vai destruir.