Sumários

Geocentrismo e anthropocentrismo: o grande cliché copernicano

9 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Continuação da leitura do Mensageiro das estrelas de Galileu. Ideia de pôr a Terra na "danças das estrelas", levantando-a do ponto mais baixo e menos nobre do universo (o centro). Discussão sobre o artigo de D. Danielson "The Great Copernican Cliché". Leitura do diálogo cósmico entre Rafael e Adão no Paraíso Perdido de Milton (livro 8)

O Mensageiro das estrelas e a linha cósmica na literatura italiana

6 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Como a máquina do mundo mostrada nos textos lidos nas aulas antecedentes vem posta em discussão pelas descobertas feitas por Galileu Galilei e anunciadas no livro Sidereus Nuncius (Mensageiro das estrelas). Importância do mesmo Galileu como autor literário segundo Italo Calvino: há uma linha cósmica na literatura italiana que comprende Dante, Ariosto, Galileu, Leopardi e o mesmo Calvino. 

A máquina do mundo: Camões

2 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Reflexão sobre astronomia e ponto de vista individual (Carl Sagan, Clarice Lispector). Poesia epica e cosmologia: o canto de Iopas na Eneida de Virgílio. Leitura da cena da visão cosmica da máquina do mundo em Os Lusíadas 10 como uma das ultimas visões cósmicas na poesia epica europeia e paralelo com a do Paraíso de Dante. 

A máquina do mundo: Dante

30 Janeiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura de passagens do Paraíso de Dante. Em particular, Paraíso 1 e 22. Textos em que se vê am acção os conceitos cosmológicos e físicos do modelo medieval introduzido nas aulas anteriores. Visão do cosmo e realização do pequeno tamanho da terra no universo (Paraíso 22). Fotografia Pálido Ponto Azul e reflexão de Carl Sagan sobre astronomia e humildade. 

Viver e pensar no cosmo aristotélico-ptolemaico

26 Janeiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Introdução dalguns conceitos fundamentais do modelo cosmologico de Aristoteles e Ptolemeu. Divisão entre o mundo sublunar caracterizados por 4 elementos: terra, água, ar, fogo, em mudanças continuas; e o mundo sobre a lua, caracterizado por o éter, o elemento das esferas celestes em rotação harmonica e regular. Leitura de duas passagens de 'Sobre o céu' de Aristoteles e de 'Il Cortegiano' de Castiglione (pela percepção estética da máquina do mundo)