Sumários

O "Canto nocturno de um pastor errante da Ásia" de Leopardi

2 Março 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura duma passagem da Ilíada de Homero: similitude do pastor contemplante o céu noturno como primo noturno da literatura ocidental. 


Leitura da canção Canto nocturno de um pastor errante da Ásia. Outra tentativa de diálogo entre o homem e o cosmos (a Lua) à procura dum sentido da vida. Pensamento poetante: o pastor reflete sobre a condição humana e espera que a Lua tenha as respostas, mas ela parece intacta e muda. Analogia com o Diálogo da Natureza e de um Islandês. Regresso de uma diversidade entre o homem o cosmos em termos de trabalhos da vida individual, depois da identificação entre Terra e Lua (desde Galileu). Estrofe central: cena de contemplação cosmica: a che tante facelle? 

Leopardi e Camões: O "Diálogo da Natureza e de um Islandês"

27 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura do Diálogo da Natureza e de um Islandês. Reflexão sobre o problema das fontes literárias e da hermenêutica. Hipótese do diálogo leopardiano ser uma resposta pessimista e contraria ao episodio do Gama e Adamastor em Os Lusíadas 5. À vitoria epistemologica do Gama corresponde em Leopardi o desconhecimento dos seres humanos e de todas formas de vida por a Natureza. Pessimismo cosmico: o universo não é hostil mas indiferente: Chi sei? 

Pequenas Obras Morais: A Lua e Copérnico

23 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura de duas Pequenas Obras Morais de Leopardi: Diálogos da Terra e da Lua e Copérnico. Diálogo. Analise dos textos como exemplos do cliché coperniciano (Danielson), no sentido do contraste de Leopardi à uma visão antropocentrica do universo. Passagem das antigas histórias mitológicas à realidade do pessimismo cósmico leopardiano. Passagem da poesia a filosofia (prosa). 

Leopardi: Espaços silenciosos e doçura do naufrágio no 'Infinito'

16 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Continuação e fim da leitura do poema L'infinito. O centro da visão dos espaços infinitos: comparação com o pensamento cósmico de Blaise Pascal ("O silencio eterno dos espaços infinitos me assusta"); o final da visão com o regresso a realidade e a doçura do naufrágio. Comparação com o naufrágio com espectador no poema A natureza das coisas de Lucrécio. Leitura do pensamento 68: relação entre tédio, prazer, pensamento, natureza humana e infinidade do universo. 

Leopardi: A visão cósmica do Infinito

13 Fevereiro 2023, 11:00 Giacomo Berchi


Leitura dos últimos versos do texto de Milton (Paraíso Perdido 8). Começo da segunda parte do curso sobre Giacomo Leopardi. Introdução geral sobre o poeta, com identificações de palavras chaves do seu pensamento (e formulas críticas como 'pensiero poetante'). Leitura dos primeiros versos do poema L'infinito. Celeste confine/ultimo orizzonte: a visão do caos em Milton e a visão do infinito in Leopardi