Sumários
20 Abril 2022, 11:00
•
Maria João Almeida
Análise de cenas do V Acto: amor e enganos ou o triunfo da lógica do útil: a originalidade da personagem de Lucrezia enquanto sujeito de um querer, de um dizer e de um fazer.
A subversão de valores de ordem moral e social instituídos: a ordem familiar é atingida (por um adultério) na conclusão da comédia.
18 Abril 2022, 11:00
•
Maria João Almeida
Análise de cenas do III Acto: O processo de corrupção da personagem de Lucrezia com o concurso da personagem de Fra Timoteo ed os seus argumentos em que mistura sacralidade com notas de blasfémia. A concepção mercantil da religião por parte da personagem de frade.
Análise de cenas do IV Acto: o cómico de situação e o cómico de linguagem; a personagem de Callimaco como amante "meschino" e "impazzato"; os atributos da personagem de Lígúrio como personagem de grande esperteza pragmática e engenho face às constantes hesitações do seu "patrão".
13 Abril 2022, 11:00
•
Maria João Almeida
Férias da Páscoa.
12 Abril 2022, 11:00
•
Maria João Almeida
Análise, com a participação dos alunos, de cenas dos I, II e III Actos.
A personagem de Ligúrio, com ascendente do parasita clássico, mas com atitudes e comportamentos típicos dos servos.
A personagem de Nicia e a corrupção ética e civil de que é exemplo
Partidas e enganos e o modelo boccacciano. A
subordinação do recurso ao disfarce à partida.
O tratamento original da temática amorosa: a
celebração hiperbolizada do amor elevado e a paródia à tradição amatória italiana.
11 Abril 2022, 11:00
•
Maria João Almeida
Férias da Páscoa.