Sumários

Estudo de La Mandragola

6 Abril 2022, 11:00 Maria João Almeida

Contexto sócio-político, cultural e teatral em que operou N. Machiavelli: a Florença republicana e medicea.

La mandragola: explicação do título, estrutura, temática, personagens.
Análise do "Prólogo": ”: a vis comica como forma de adequação ao “tristo tempo”.


Conclusão do estudo de La calandria

4 Abril 2022, 11:00 Maria João Almeida

Análise, com a participação dos alunos, de cenas do IV e do V Actos: a duplicação das identidades e o jogo entre o ser e o parecer; o modelo especular de Sósia (Plauto); a distribuição do saber entre as personagens no que toca os disfarces

O prazer como motor da acção humana e o hedonismo. A complexificação e gratuitidade das situações configuradas na comédia. A questão dos géneros: homossexualidade, androginia e o hermafroditismo.


Estudo de La calandria

30 Março 2022, 11:00 Maria João Almeida

A tradição cómica da novela italiana: o Decameron de Boccaccio como modelo narrativo. O topos das partidas (“beffe”) e a exploração cénica dos recursos do disfarce (consciente e inconsciente) e os equívocos a que dá origem. A vítima das partidas: a personagem rídicula de Calandro.

O papel dos servos na orquestração e execução dos planos que permitem aos amos atingir os seus objectivos amorosos-eróticos
Análise das cenas do Acto III. 


Estudo de La calandria

28 Março 2022, 11:00 Maria João Almeida

Análise, com a participação dos alunos, de cenas dos I e II Actos, o topos dos gémeos idênticos (inovações face ao modelo plautino). Travestimento e pulsões do Eros. O disfarce como recurso dramático,


Estudo de La calandria

23 Março 2022, 11:00 Maria João Almeida

La Calandria: circunstâncias da primeira representação; explicação do título, estrutura, núcleo narrativo, temática, personagens. Análise do “Prologo” e do “Argomento”: sob o signo dos “begli scambiamenti”.

Leitura comentada do  "Prólogo" e do "Argumento", sob o signo dos “begli scambiamenti”.