Sumários
15 Dezembro 2023, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
Conclusão do estudo de Propércio 4.11: a relevância da gens, dos antepassados e da descendência de Cornélia. Os valores protagonizados por Cornélia.
Gens, antepassados e futuro de Roma: moedas e iconografia dos fóruns de Júlio César e Augusto; a divinização de Júlio César.
13 Dezembro 2023, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
A Eneida como subtexto do livro quarto de Propércio.
Comentário do episódio do escudo de Eneias (En. 8.626-728): o centro do escudo, descrição da batalha de Áccio; Áccio como episódio de uma guerra mundial opondo ocidente e oriente, Octaviano como garante do ocidente, perfil de Cleópatra. Leitura comentada da ode 1.37 de Horácio: perspectiva semelhante sobre Áccio. Diálogo com Propércio 4.6.
Comentário do episódio de Caco e Hércules (En. 8.184-267): diálogo com Propércio 4.9.
Início do comentário de Propércio 4.11: relação com 4.3, 4.4 e 4.7 (o sofrimento elegíaco do amado; voz feminina; transformação do paraklausithyron); Paulo e Cornélia como membros de famílias centrais da cultura e política romanas.
6 Dezembro 2023, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
Os poemas 8, 9 e 10 do livro quarto de Propércio: concatenação com outras composições do livro quarto; principais aspectos.
O par 7-8: Cíntia, o aetion associado a Juno Salvadora e o contraste com os rituais associados a Vénus; contradições narrativas do poeta e de Cíntia.
A figura de Hércules no poema 9: o aetion da Ara Maxima e a reescrita do episódio no livro 8 da Eneida; relevância daquele livro vergiliano cono subtexto do livro 4 de Propércio; o aetion que explica o carácter masculino do culto; uma leitura política?
Aetion sem amor ou feminino: o poema 10.
29 Novembro 2023, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
Exercício escrito de avaliação.
24 Novembro 2023, 12:30
•
Ana Maria dos Santos Lóio
A segunda metade de Propércio IV: enquadramento, motivos recorrentes, principais aspectos a discutir em cada poema.
Elegia 4.8: o reaparecimento de Cíntia viva; problematização do discurso de Cíntia no poema 4.7; aetion associado a Juno Salvadora; amor entre casamento (Juno) e vivência física (Vénus); elegias 4.7 e 4.8 como par.
Elegia 4.9: Roma como tema; evocação do livro 8 da Eneida (cf. 4.1) no episódio de Hércules e Caco; o aetion da Ara Maxima; referência ao Forum Boarium; satirização da figura de Marco António (que se dizia descendente de Hércules via Anton, seu filho)?
Elegia 4.10: Roma como tema; o aetion de Júpiter Ferétrio; propostas etimológicas para explicar o termo "Ferétrio" oferecidas por Propércio; os três episódios de oferta das armas do inimigo derrotado ao deus.
Elegia 4.11: relevância da família de Cornélia na história de Roma (mulher de um cônsul; mãe de dois cônsules; enteada de Augusto; parente dos Cipiões que receberam o cognome de Africano); valores romanos associados à mulher; a transformação do epitáfio em elegia; a convivência dos temas de Roma e do discurso no feminino.
Estrutura da segunda metade do livro 4: relevância do discurso feminino (4.7, 4.11); Roma alternando com temática amorosa; a caracterização da Roma primitiva no livro 8 da Eneida como subtexto.