Sumários

Conclusão do estudo de Propércio 4.6. Análise da elegia 4.7.

22 Novembro 2023, 12:30 Ana Maria dos Santos Lóio


Conclusão do estudo de Propércio 4.6.

Elegia 4.7: a morte de Cíntia; a desconstrução do discurso de Propércio nos livros I-III: fidelidade de Cíntia, infidelidade de Propércio; o discurso de Cíntia; Ilíada como modelo (Pátroclo morto interpela Aquiles; os mandata do defunto e a morte de Heitor); queimar Propércio I-III: discussão do simbolismo do pedido de Cíntia.

Propércio 4.6: análise à luz de aspectos políticos e literários.

17 Novembro 2023, 12:30 Ana Maria dos Santos Lóio


Elegia 4.6, centro do livro: a centralidade da batalha de Áccio, tema do aetion do templo de Apolo no Palatino; centralidade do episódio no escudo de Eneias, na Eneida de Vergílio; relevância política do episódio; simbolismo da localização do templo, junto ao palácio de Augusto. 

O poeta como sacerdote: carácter sagrado do tema a cantar; relevância da figura do poeta, que abre e encerra do poema; o poeta como elemento fundamental da celebração.
Os discursos dos deuses Apolo e Júlio César à luz do panegírico helenístico.
A transformação da guerra civil num episódio de guerra mundial; o papel de Octaviano como salvador; Cleópatra como símbolo da ameaça do oriente. 

Propércio 4.4: o aetion da rocha Tarpeia.

15 Novembro 2023, 12:30 Ana Maria dos Santos Lóio


Propércio 4.4: o aetion da rocha Tarpeia. A transformação do mito de Tarpeia para o acomodar ao contexto elegíaco; o lamento no discurso de Tarpeia; trabalho da voz e do ponto de vista femininos no livro 4; a associação de amor e etiologia: o cumprimento das duas vertentes temáticas anunciadas em Propércio 4.1.

Propércio 4.2 e 4.3

10 Novembro 2023, 12:30 Ana Maria dos Santos Lóio


Propércio 4.2 e 4.3: análise dos poemas. 

O nome do deus Vertumno como símbolo de mudança; mudança cultural, religiosa e poética; Vertumno como símbolo do projecto de Propércio para o livro 4; etiologia na tradição de Calímaco; relação de 4.2 com a tradição do epigrama votivo; epigrama expandido. 
O poema 4.3 em diálogo com as Heróides de Ovídio? O código elegíaco no feminino; motivos trabalhados por Ovídio na poesia do exílio.

Propércio 4.1: o programa de Propércio para o livro 4.

8 Novembro 2023, 12:30 Ana Maria dos Santos Lóio


Propércio 4.1: o programa de Propércio para o livro 4. Dúvidas sobre a estrutura e coerência do poema 4.1; a duplicidade do programa e do poema: etiologia e amor.