Sumários

Alterações no domínio da morfologia (cont.)

30 Março 2017, 18:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Das formas sintéticas para as formas analíticas: a) no caso do grau comparativo de superioridade: a forma facilior ("mais fácil") passou a "magis facilis" / "plus facilis"); b) nos verbos, temos o caso da voz passiva em que nos tempos do infectum houve a substituição das formas sintéticas (por ex.: amor) por formas analíticas (amor > sum amatus). Nisto houve clarificação.
Simplificação na redução das 4 conjugações latinas para 3, no caso do português.
Notas a) sobre a evolução de alguns tempos como o imperfeito do conjuntivo > infinitivo pessoal; b) sobre as formas sincopadas do mais que perfeito do conjuntivo que originaram o imperfeito do conjuntivo: c) sobre a origem do futuro imperfeito do conjuntivo; d) o destino das formas nominais do verbo.
Os pronomes relativos, interrogativos e indefinidos como um caso igualmente notório de simplificação.
A origem do advérbio de modo em -mente.
Os numerais.


Alterações no domínio da morfologia

28 Março 2017, 18:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Alterações no domínio da morfologia. Os demonstrativos. A reformulação do sistema hic - iste - ille para iste - ipse - eccum ille (este - esse - aquele) Formas reforçadas em ordem à clarificação: it. stesso (< istum ipsum); it. medesimo (<met+ipsu+mo). A emergência do artigo (definido e indefinido). As formas resultantes em algumas línguas românicas e a explicação da sua evolução fonética a partir do étimo latino.
A categoria género. A simplificação na redução de três géneros para dois, masculino e feminino. A clarificação (e simplificação) no latim vulgar: a desinência -us para os masculinos e a desinência -a para os femininos. Muitos neutros do plural em -a oreiginaram nomes femininos no singular: lat. signa (plural neutro) > pt.. senha.
Resquícios de casos nas línguas românicas, em particular no português.


Exercícios sobre evoluções fonéticas do latim para as línguas românicas. Alterações no domínio da morfologia

23 Março 2017, 18:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Alterações no domínio da morfologia: a dissolução do sistema dos casos. O incremento do recurso às preposições. A ordem das palavras na frase. Os demonstrativos.


Evolução das consoantes em latim vulgar. Exercícios sobre evoluções fonéticas do latim para as línguas românicas.

21 Março 2017, 18:00 Manuel José de Sousa Barbosa

A sonorização das oclusivas surdas. O enfraquecimento e desaparecimento das oclusivas sonoras [d] e [g]. Evolução de grupos de consoantes: casos de assimilação e de dissimilação. As consoantes finais.


O hiato, a prótese, a aférese e a apócope.

16 Março 2017, 18:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Passagem em revista da implicação destes fenómenos fonéticos na evolução do latim para as línguas românicas. Realce para o fenómeno do hiato. Ilustração de vários casos de evolução. Apontamentos no MOODLE.