Sumários
Fontes do latim vulgar
23 Fevereiro 2017, 18:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
O que entender por "fonte de latim vulgar". Enumeração com breve caracterização de vários tipos de fontes de latim vulgar. Relevo especial dado ao Appendix Probi.
Bibliografia: Vaananem, Introducción al latin vulgar, Gredos, 1971, pp. 39-49.
O sistema fonológico do latim
21 Fevereiro 2017, 18:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
As vogais em latim clássico e em latim vulgar: a evolução havida. As consoantes: fornecido um quadro, objecto de comentário. Realce para a ausência em latim de consoantes aspiradas, marca distintiva em relação ao grego. Os ditongos e a sua evolução do latim arcaico para o latim clássico. Exemplos práticos de latim arcaico: análise duma inscrição do séc. 3º a. C.; dum texto religioso (prece ao deus Marte para que proteja os campos) e dum texto jurídico (excerto da tabula IV da Lei das XII tábuas).
Bibliografia: Niedermann, Pnonétique historique du latim; Vaananem, Introducción al latin vulgar.
A matriz rural do latim
16 Fevereiro 2017, 18:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Resumo dum estudo de Jacques Marouzeau sobre este tema, com exemplos ilustrativos. Disponibiçzação desse resumo na plataforma Moodle.
Bibliografia: J. Marouzeau, "Aspects du latin ancien: A) Latinitas - Vrbanitas - Rusticitas" in Quelques aspects de la formation du latin littéraire, Paris, Klincksieck, 1949, pp. 7-25.
Aula inaugural
14 Fevereiro 2017, 18:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação
do programa e da Bibliografia.
Funcionamento da avaliação: haverá dois testes, um intermédio, a 20 de Abril e um final, a 5 de Junho do presente ano, contribuindo o primeiro em 25% e o segundo em 50% para apuramento da nota final. Além de um pequeno trabalho individual (15%) haverá ainda o factor presença e participação nas aulas (10%).
Noções
propedêuticas: Substrato, superstrato, adstrato. Indo-europeu, latim, romance.
Línguas românicas.
Aspectos de fonética: a classificação de consoantes, vogais e semivogais. Visualização e disponibilização no MOODLE dum quadro de consoantes, vogais e semivogais, devidamente classificadas e representadas.
Bibliografia: Christian Baylon, Iniciação à linguística / André Martinet, Elementos de linguística geral / Malmberg, Fonética (Para a descrição fonológica)
H. Lausberg, Linguística românica (cap. 1, onde fala da linguística românica em geral e, no §30, da noção de substrato;
Serafim da Silva Neto, História da língua portuguesa (ed. Presença, Rio de Janeiro, 1979), pp. 40-48.