Sumários

O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

31 Janeiro 2023, 14:00 William Dominik

AULA 2: TERÇA-FEIRA, 31 DE JANEIRO

O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA

Seminário

Platão, República; Íon

Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.

Questões

Platão, República

Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?

Por que Platão considera a censura necessária?

Para quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?

Considerando que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a República deve ser condenado como uma obra de representação dramática?

Estaria Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de diálogos aparentemente fictícios?

Ao expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?

Será que a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia, na cultura, na história, e nas políticas gregas?

É na verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o planejamento social?

Platão, Ion

Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.

O que parece que Sócrates quer dizer quando ele afirma que os poetas são “inspirados” e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração” não é admirável?

O que é que Sócrates e Ion querem dizer quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação são defeitos?

Qual é a base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.

Textos

Platão, República 2, 3, 10

Tradução em português: ROCHA PEREIRA, Maria Helena da (trad.), A República: Platão – Introdução, tradução e notas (Lisboa 1972).

Platão, Íon

Tradução em português: OLIVEIRA, Claudio (trad.), Platão, Íon: Introdução, tradução e notas (Belo Horizonte / São Paulo 2011)

Leituras

SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.

Notas sobre Platão, República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).

Notas sobre Platão, Íon

Powerpoint

Platão, República, Íon 


INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

24 Janeiro 2023, 14:00 William Dominik

AULA 1: TERÇA-FEIRA, 24 DE JANEIRO

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

Literatura na Antiguidade: Teoria e prática (Introducão)

Conteúdo

Discussão do programa da cadeira

Textos sobre literatura, poesia e retórica na Antiguidade

O propósito e função da literatura, da poesia e da retórica

Seminários

ARISTÓFANES, RÃS

Powerpoint

Aristófanes, Rãs

Leitura

Aristófanes, Rãs

Questões

De acordo com Ésquilo, qual é a principal tarefa e a função do poeta?

Quais são as principais acusações lançadas contra Eurípides por causa da sua abordagem da poesia dramática?

O papel de Dionísio como um bobo mina a sua decisão em favor de Ésquilo e sugere, de fato, que o poeta real é Eurípides, cujos poesia desafia os valores tradicionais de Atenas?

Quais são as implicações políticas das Rãs de Aristófanes?

Texto

Aristófanes, Rãs

Tradução em português: FATIMA SILVA, Maria de (trad.), Aristófanes, Rãs: Tradução do grego, introdução e notas (São Paulo / Coimbra 2014)

Leituras

SOMMERSTEIN, Alan H., “Harassing the Satirist: The Alleged Attempts to Prosecute Aristophanes”, em SLUITER, Ineke e ROSEN, Ralph M. (orgs.), Free Speech in Classical Antiquity (Leiden 2004) 145–174.

Resumo do enredo das Rãs (material disponibilizado pelo professor).

Notas às Rãs (material disponibilizado pelo professor).