Sumários
O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
31 Janeiro 2023, 14:00 • William Dominik
AULA
2: TERÇA-FEIRA, 31 DE JANEIRO
O PAPEL DO POETA, DA LITERATURA E DA CENSURA NA SOCIEDADE ANTIGA
Seminário
Platão, República; Íon
Note-se bem: O alunos que fazem as primeiras apresentações receberão um incremento de 10 por cento nas suas notas.
Questões
Platão, República
Quais tipos de histórias Platão considera adequadas?
Por que
Platão considera a censura necessária?
Para
quem a mentira é reservada no estado Platônico e por quê?
Considerando
que Platão condena a representação dramática em favor da apresentação direta, a
República deve ser
condenado como uma obra de representação dramática?
Estaria
Platão consciente de que se estava a expulsar a si próprio, como autor de
diálogos aparentemente fictícios?
Ao
expulsar os poetas e artistas da sua cidade ideal, terá Platão efetivamente
criado o próprio conceito da ficção mesmo no ato de condená-la?
Será que
a sua profunda desconfiança perante a representação artística derivava da sua
própria e peculiar visão do mundo, ou tinha precedentes e paralelos na poesia,
na cultura, na história, e nas políticas gregas?
É na
verdade a República uma espécie de sátira sobre si e sobre todo o
planejamento social?
Platão, Ion
Segundo Sócrates no diálogo, quais são as vantagens e desvantagens de ser um rapsodo, ou seja, alguém que apresenta as obras de um poeta como Homero.
O que
parece que Sócrates quer dizer quando ele afirma que os poetas são “inspirados”
e “impelidos” a realizar e criar a sua obra? Porque é que ele acha que tal “inspiração”
não é admirável?
O que é
que Sócrates e Ion querem dizer quando eles sugerem que os rapsodos, os poetas
e o seu público não estão “nos seus perfeitos juízos”? Porque é que Sócrates
acredita que a “emotividade” e a “irracionalidade” da poesia e da sua recitação
são defeitos?
Qual é a
base do argumento de Sócrates de que o conhecimento do rapsodo e do poeta é
inferior ao conhecimento de outros praticantes inter alios o médico, o carpinteiro, o pescador e o cocheiro.
Textos
Platão, República 2, 3, 10
Tradução em português: ROCHA PEREIRA, Maria Helena da (trad.), A República: Platão – Introdução, tradução e
notas (Lisboa 1972).
Platão, Íon
Tradução em português: OLIVEIRA, Claudio (trad.), Platão, Íon: Introdução, tradução e notas (Belo Horizonte / São
Paulo 2011)
Leituras
SØRENSEN, Anders Dahl, Plato on Democracy and Political ‘Technē’. Leiden: Brill 2016.
Notas sobre Platão, República 2, 3, 10 (material disponibilizado pelo professor).
Notas sobre Platão, Íon
Powerpoint
Platão, República, Íon
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA
24 Janeiro 2023, 14:00 • William Dominik
AULA
1: TERÇA-FEIRA, 24 DE JANEIRO
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA
Literatura na Antiguidade: Teoria e prática (Introducão)
Conteúdo
Discussão do programa da cadeira
Textos sobre literatura, poesia e
retórica na Antiguidade
O propósito e função da literatura,
da poesia e da retórica
Seminários
ARISTÓFANES, RÃS
Powerpoint
Aristófanes, Rãs
Leitura
Aristófanes, Rãs
Questões
De acordo com Ésquilo, qual é a principal tarefa e a função do poeta?
Quais
são as principais acusações lançadas contra Eurípides por causa da sua
abordagem da poesia dramática?
O papel
de Dionísio como um bobo mina a sua decisão em favor de Ésquilo e sugere, de
fato, que o poeta real é Eurípides, cujos poesia desafia os valores
tradicionais de Atenas?
Quais
são as implicações políticas das Rãs
de Aristófanes?
Texto
Aristófanes, Rãs
Tradução em português: FATIMA SILVA, Maria de (trad.), Aristófanes, Rãs: Tradução do grego, introdução e notas (São Paulo
/ Coimbra 2014)
Leituras
SOMMERSTEIN, Alan H.,
“Harassing the Satirist: The Alleged Attempts to Prosecute Aristophanes”, em
SLUITER, Ineke e ROSEN, Ralph M. (orgs.), Free
Speech in Classical Antiquity (Leiden 2004) 145–174.
Resumo do enredo das Rãs (material disponibilizado pelo
professor).
Notas às Rãs (material disponibilizado pelo professor).