Sumários

Estudo do conto "Borges e Eu", de J. L. Borges e início do estudo de "Ecce Homo", de F. Nietzsche

13 Outubro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

O auto-retrato em Jorge Luis Borges. Início do estudo de Ecce Homo, de Nietzsche. Foram compulsados os seguintes capítulos: “Prefácio”, “Porque sou tão sábio”. Vertente prática: contribuição dos discentes para a análise da obra nietzschiana em apreço. Análise dos poemas "Ao Espelho" e "Os Espelhos" e do conto "Borges e Eu", de J. L. Borges.


Sessão de esclarecimento sobre estágios curriculares e conclusão do estudo da problemática da auto-representação

11 Outubro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Sessão de esclarecimento sobre estágios curriculares 2021/2022 (com a participação das Professoras Marta Pacheco Pinto e Ângela Fernandes) e conclusão do estudo da problemática da auto-representação. Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon, Johannes Gumpp.


Conclusão do estudo da problemática da auto-representação

6 Outubro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da problemática da auto-representação: o duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise concreta de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher, Giorgio di Chirico, Francis Bacon, Johannes Gumpp.


Continuação do estudo da auto-representação

4 Outubro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da auto-representação. O duplo movimento de interiorização e de exteriorização patente na escrita diarística. Estudo de caso: os auto-retratos. A importância do rosto, a dialéctica da identidade e da alteridade. O auto-retrato enquanto auto-revelação e auto-análise. Transparência vs. opacidade. Análise de alguns auto-retratos: A. Dürer, Rembrandt, Van Gogh, M. C. Escher.


Continuação do estudo teórico da problemática da auto-representação

29 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra  Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992, de Clara Rocha e do ensaio  “O Secreto e o Real – Caminhos Contemporâneos da Autobiografia e dos Escritos Intimistas”, de  Paula Morão. Discussão em torno dos projectos individuais de trabalho.