Sumários

O movimento centrífugo e o movimento centrípeto da escrita autobiográfica (os diários, as memórias, a escrita epistolar)

27 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Síntese das questões suscitadas pelo início do estudo da problemática da auto-representação: questões teóricas. Continuação do estudo da problemática da auto-representação: os escritos intimistas e as fronteiras entre verdade e ficcionalidade, entre o real e o inventado, entre o vivido e a escrita. Algumas características fundamentais da literatura autobiográfica, da autoficção e da autografia. O espectro alargado das escritas do Si: confissões (a tradição confessional): breve referência aos textos canónicos de Santo Agostinho, Montaigne e Rousseau), os diários, as memórias, a escrita epistolar. O “pacto autobiográfico” segundo o teórico P. Lejeune. A explosão intimista na época contemporânea, de acordo com as posições assumidas por Clara Rocha na sua obra Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992. O movimento centrífugo e o movimento centrípeto da escrita autobiográfica. O exemplo biográfico de Kafka: publicação dos diários (privado vs. público). Breve comentário crítico sobre o artigo “O Secreto e o Real – Caminhos Contemporâneos da Autobiografia e dos Escritos Intimistas”, da autoria de Paula Morão: a relação entre o Eu e o Mundo, a impureza e a complexidade que caracterizam o objecto literário, em geral, e as diversas modalidades dos escritos intimistas, em particular, a aporia da linguagem.


A problemática da auto-representação: questões teóricas I

22 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Início do estudo da problemática da auto-representação: os escritos intimistas e as fronteiras entre verdade e ficcionalidade, entre o real e o inventado, entre o vivido e a escrita. Algumas características fundamentais da literatura autobiográfica, da autoficção e da autografia. O espectro alargado das escritas do Si: confissões (a tradição confessional): breve referência aos textos canónicos de Santo Agostinho, Montaigne e Rousseau), os diários, as memórias, a escrita epistolar. O “pacto autobiográfico” segundo o teórico P. Lejeune. A explosão intimista na época contemporânea, de acordo com as posições assumidas por Clara Rocha na sua obra Máscaras de Narciso. Estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina, 1992. 


Questões bibliográficas e metodológicas

20 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Ainda a apresentação do programa, da bibliografia e dos critérios de avaliação da disciplina. Questões metodológicas: sistematização da tipologia de trabalhos escritos; expressão escrita e estilística; participação oral dos discentes em torno das regras básicas que presidem à elaboração de trabalhos escritos. Apresentação formal e referenciação bibliográfica (exposição teórica e breve exercício prático). Excurso sobre as funções da linguagem e o processo da comunicação verbal. Breve consideração das principais questões que definem o universo dos Estudos Comparatistas. Discussão em torno das noções de Literatura, Arte e Ciência; as especificidades do campo de estudo das Humanidades. 


Apresentação das ferramentas de trabalho (moodle, antologia da Unidade Curricular e materiais bibliográficos)

15 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação das ferramentas de trabalho (moodle, antologia da Unidade Curricular e materiais bibliográficos). Esclarecimento sobre o trabalho de investigação individual: primeira abordagem à fase propedêutica de um trabalho de investigação: as diversas etapas de pesquisa (nota preliminar aos discentes: a discussão faseada do trabalho individual será obrigatória; não serão aceites trabalhos escritos que não resultem deste processo gradativo ao longo do semestre).


Apresentação dos conteúdos programáticos

13 Setembro 2021, 17:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação dos conteúdos programáticos. Súmula das obras que serão objecto de análise ao longo do semestre. Informação sobre os elementos de avaliação e respectiva ponderação na classificação final.