Sumários
Apresentações Orais dos alunos
27 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentações Orais dos discentes e início do estudo do romance "A Máquina de Joseph Walser", de Gonçalo M. Tavares
22 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentações Orais dos discentes. Joana Pôla Oliveira Pinto de Sá, “A evolução do processo do não-humano nas artes"; Manuel Simões Esteves, "O Fogo de Prometeu: O mito da criação na saga "Alien ", de Ridley Scott (Alien, Prometheus e Alien: Covenant) e em A Ilha do Dr. Moreau, de H.G. Wells". Início do estudo do romance "A Máquina de Joseph Walser", de Gonçalo M. Tavares.
Apresentações Orais
20 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Apresentações orais por parte dos discentes. 1. Alexandra Isabel Gutu, "Dune, Frank Herbert"; 2. António Augusto Branco, "The Word for World is Forest de Ursula K. Le Guin"; 3. Varvara Filimonova, "Blade Runner, de Ridley Scott (2017), e After Yang (2021), de Kogonada; 4. Bernardo de Almeida Graça Martins, "Subversão e Distopia: Inquietações Pós-Humanistas em Blade Runner 2049 e Ghost in the Shell".
Conclusão do estudo da poesia szymborskiana/Entrega por parte dos discentes do projecto de trabalho
15 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do estudo da poesia szymborskiana. Análise detalhada das seguintes composições poéticas: “Salmo”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 153; “Visto do Alto”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 157; “Conversa com a pedra”, in: Alguns Gostam de Poesia, Lisboa, Cavalo de Ferro, 2004, p. 125; “Esqueleto de Dinossauro”, in: Uma Noite de Insónia, Lisboa, Manufactura, p. 39; “Discurso na secção de perdidos e achados”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 125. Entrega por parte dos discentes do projecto de trabalho. Esclarecimento sobre os critérios de avaliação para as apresentações orais.
Continuação do estudo da obra poética de W. Szymborska
13 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da poesia szymborskiana. A adopção da técnica pictória do "chiaroscuro", celebrizada por Caravaggio, Georges de La Tour e Rembrandt. A relação privilegiada de Szymborska com a pintura está bem expressa nos inúmeros poemas ecfrásticos que escreveu. Cf. a antologia de poesia ecfrástica Um Passo da Arte Eterna, coordenada e traduzida por Teresa Fernandes Swiatkiewicz, Esfera do Caos, 2013. Análise das seguintes composições ecfrásticas de W. Szymborska: “Gente na ponte” (W. Szymborska, 1998: 267-269); “Vermeer” (Wislawa Szymborska); “Dois macacos de Brueghel” (Szymborska, 2013: 16). A presença do humor na poética szymborskiana: análise de um excerto extraído da obra "Aulas de Literatura. Berkeley 1980", de Julio Cortazar, Cavalo de Ferro, 2016, p. 161.