Sumários

Apresentações Orais dos alunos

27 Novembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentações Orais dos alunos. 1. Carolina Palmela, "Transcendence (2014) e a (R)Evolução Pós-Humanista: Explorando os Limites da Consciência e Tecnologia". 2. Maria Leitão: "O Hibridismo Rebelde da Ficção em O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena, e Stalker, de Andrei Tarkovsky"; 3. Mariana Carvalho Araújo: O Corpo Feminino no Paradigma Pós-Humanista"; 4. Laura Pinheiro: “Her, de Spike Jonze (2013): A Inteligência Artificial e a sua Ilusória Proximidade à Intelectualidade e Emoção Humana”.


Apresentações Orais dos discentes e início do estudo do romance "A Máquina de Joseph Walser", de Gonçalo M. Tavares

22 Novembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentações Orais dos discentes. Joana Pôla Oliveira Pinto de Sá, “A evolução do processo do não-humano nas artes"; Manuel Simões Esteves, "O Fogo de Prometeu: O mito da criação na saga "Alien ", de Ridley Scott (Alien, Prometheus e Alien: Covenant) e em A Ilha do Dr. Moreau, de H.G. Wells". Início do estudo do romance "A Máquina de Joseph Walser", de Gonçalo M. Tavares. 


Apresentações Orais

20 Novembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Apresentações orais por parte dos discentes. 1. Alexandra Isabel Gutu, "Dune, Frank Herbert"; 2. António Augusto Branco, "The Word for World is Forest de Ursula K. Le Guin"; 3. Varvara Filimonova, "Blade Runner, de Ridley Scott (2017), e After Yang (2021), de Kogonada; 4. Bernardo de Almeida Graça Martins, "Subversão e Distopia: Inquietações Pós-Humanistas em Blade Runner 2049 e Ghost in the Shell".


Conclusão do estudo da poesia szymborskiana/Entrega por parte dos discentes do projecto de trabalho

15 Novembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo da poesia szymborskiana. Análise detalhada das seguintes composições poéticas: “Salmo”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 153; “Visto do Alto”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 157; “Conversa com a pedra”, in: Alguns Gostam de Poesia, Lisboa, Cavalo de Ferro, 2004, p. 125; “Esqueleto de Dinossauro”, in: Uma Noite de Insónia, Lisboa, Manufactura, p. 39; “Discurso na secção de perdidos e achados”, in: Paisagem com Grão de Areia, Lisboa, Relógio D'Água, p. 125. Entrega por parte dos discentes do projecto de trabalho. Esclarecimento sobre os critérios de avaliação para as apresentações orais.


Continuação do estudo da obra poética de W. Szymborska

13 Novembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da poesia szymborskiana. A adopção da técnica pictória do "chiaroscuro", celebrizada por Caravaggio, Georges de La Tour e Rembrandt. A relação privilegiada de Szymborska com a pintura está bem expressa nos inúmeros poemas ecfrásticos que escreveu. Cf. a antologia de poesia ecfrástica Um Passo da Arte Eterna, coordenada e traduzida por Teresa Fernandes Swiatkiewicz, Esfera do Caos, 2013. Análise das seguintes composições ecfrásticas de W. Szymborska:  “Gente na ponte” (W. Szymborska, 1998: 267-269); “Vermeer” (Wislawa Szymborska); “Dois macacos de Brueghel” (Szymborska, 2013: 16). A presença do humor na poética szymborskiana: análise de um excerto extraído da obra "Aulas de Literatura. Berkeley 1980", de Julio Cortazar, Cavalo de Ferro, 2016, p. 161.