Sumários
Sessão com oradora convidada: "Padrões: Cultura, Tecnologia e o Futuro".
8 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Sessão com oradora convidada: Padrões: Cultura, Tecnologia e o Futuro (Doutora Catarina Almeida, UCP-Universidade Católica Portuguesa). Sinopse: Pramod Nayar considera que o “traço distintivo do pós-humanismo crítico é o escrutínio a uma subjetividade normativa, de caráter exclusivista que definiu e categorizou as formas de vida”, advogando antes a “complexidade do sistema humano” como “uma consequência da abertura ao meio […] um devir-com”. Partindo desta premissa, questionam-se mecanismos de inter-relação do humano com a tecnologia, sob o prisma da metaforização de padrões, isto é, do perscrutar de estruturas de concordância entre princípios projetados e fins ficcionados, como traduzidas em narrativas fechadas de sequencialidade e coerência. Num movimento de abertura a leituras do inacabado e da transição pretende-se refletir sobre o potencial de (re)organização ou desintegração de interações complexas de incerteza e não-linearidade, com base na noção sistémica de “far from equilibrium”.
Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska
6 Novembro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da poética pós-antropocêntrica de W. Szymborska. O fascínio pelo particular que concita incondicionalmente a adesão da poetisa: análise do início do poema “Um número elevado”. Explicitação de alguns dos traços singularizantes desta dicção poética: o carácter despojado da poesia de W. Szymborska (WS); um contundente poder plástico, aliado a uma assinalável depuração; a contida luminosidade dos seus versos, aliada a uma seriedade lúdica, aponta para uma leveza (“Não me leves a mal, fala, eu requisitar termos patéticos,/e acrescentar depois dificuldade, para que pareçam leves” (1998: 143, poema “À luz de uma estrela pequenina”); Antologia, p. 143; uma voz reticente que nunca se expõe em demasia e que encena uma subjectividade velada que, discretamente, se vai acendendo e apagando nos seus poemas. Súmula do final da aula a partir dos contributos orais dos discentes: conclusão de que o pacto que esta poesia estabelece com o leitor é o de uma desarmante simplicidade e o de uma ardilosa ironia que previnem uma derrapagem para a grandiloquência ou para uma vaporosa solenidade. Uma voz poética para quem “não há perguntas mais urgentes/que as ingénuas” (1998: 233) e que reconhece que “Tudo o que anseio dizer está em frases feitas” (1998: 71).
Continuação do estudo da poesia de W. Szymborska
30 Outubro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Continuação do estudo da poesia de W. Szymborska. Realização de exercício prático (exercício de grupo: 3 alunos). Preenchimento de ficha de trabalho e posterior discussão: a) Principais temas explorados; b) Principais traços estilísticos; c) Enquadramento da poesia szymborskiana num prisma pós-antropocêntrico; d) Reflexão de grupo sobre citação I: W. Ligęza (2019). The World Under Revision: The Poetry of Wisława Szymborska. Bern: Peter Lang, p. 7; e) Reflexão de grupo sobre citação II: Czesław Miłosz. Correcção do exercício prático e debate colectivo, após cada grupo ter apresentado as suas conclusões.
Início do estudo da poesia de W. Szymborska. Visionamento do documentário: "Life is Bearable. At times… "
25 Outubro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do enquadramento teórico em torno do pós-humanismo e preparação do estudo da poesia de W. Szymborska
23 Outubro 2023, 12:30 • Ricardo Gil Soeiro
Conclusão do enquadramento teórico em torno do pós-humanismo e preparação do estudo da poesia de W. Szymborska. Sistematização do pensamento de alguns dos autores mais relevantes para o estudo das matérias pós-humanistas (J. Derrida, Bruno Latour, Rosi Braidotti, Stefan Herbrechter e Cary Wolfe).