Sumários

Continuação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico: teorias pós-humanas e estudos literários

2 Outubro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico. Análise do artigo: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós‑humanas e estudos literários”, in: Horácio Peixoto de Araújo/Luísa Leal de Faria/ (eds.), Tecnologia e Sociedade: Tecnologia Humano e Pós-Humano, Lisboa, UCP, pp. 85-94. Alusão à primeira tematização explícita da “culturapós‑humanista” em “Prometheus as Performer: Toward a Posthumanist Culture? A University Masque in Five Scenes” (1977). Originalmente publicado em: Hassan, Ihab, 1980. “Prometheus as Performer: Toward a Posthumanist Culture?”, in: The Right Promethean Fire. Imagination, Science, and Cultural Change, Urbana, Chicago, London: University of Illinois Press, pp. 187‑207. 

Continuação da explicitação do enquadramento conceptual em torno do pós-humanismo crítico

27 Setembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Análise de um excerto da obra “Acerca da Verdade e da Mentira em Sentido Extramoral”, de F. Nietzsche (1873). Edição utilizada F. Nietzsche (1997), O Nascimento da Tragédia/Acerca da Verdade e da Mentira, Lisboa, Relógio D’Água, p. 215. Análise do fragmento 115 da obra A Gaia Ciência: “Os quatro erros da humanidade”. Leitura de uma fábula pós-moderna, texto inspirado em Nietzsche. Referência: Jean-François Lyotard (1993), “Une fable postmoderne”, Moralités Postmodernes, Paris, Galilée, p. 94.

Continuação do aprofundamento do quadro conceptual do pós-humanismo crítico (análises fílmicas)

25 Setembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Continuação do aprofundamento do quadro conceptual do pós-humanismo crítico. Categorias nucleares: pós-humano, pós-humanismo, transhumanismo, Antropoceno, Biopolítica, ecocrítica, etc. Análise sumária sobre objectos fílmicos que põem em cena uma perspetiva maquínica pós-humana (na formulação de Clarke/Rossini 2017: xii. The Cambridge Companion to Literature and the Posthuman): Blade Runner 2049 (2017), de Spike Jonze. 2001: A Space Odyssey (1968), Stanley Kubrick (livro: Arthur C. Clarke), Her (2013), de Spike Jonze. O prisma pós-humanista enquanto perspectiva pós-dualista, pós-antropocêntrica e não-hierárquica. Explicitação das viragens “pós-humana” (posthuman turn) e “não-humana” (nonhuman turn): não são sequenciais, mas paralelas ou sincrónicas. Análise de excerto da obra De hominis dignitate oratio, de G. Pico della Mirandola: o paradigma do humanismo clássico, p. 55 e o Leonardo da Vinci, Homem Vitruviano (1490).

Reflexões preliminares sobre o pós-humanismo crítico. O Pós-Humano. Que futuro? Debate colectivo a partir da referência a dois textos ensaísticos seminais (I. Hassan e D. Haraway)

20 Setembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Reflexões preliminares sobre o pós-humanismo crítico. O Pós-Humano. Que futuro? Debate colectivo em torno da nova condição do humano num mundo hipertecnológico, resultado dos avanços nas áreas da cibernética, da robótica, da inteligência artificial ou das neurociências, aliados ao aparecimento de novas tecnologias digitais e reprodutivas. E reflexão sobre a área disciplinar dos estudos pós-humanistas: a emergência de um campo de estudos tão vasto como o do Pós-humanismo, onde essa nova condição pós-humana é estudada a partir de diferentes áreas disciplinares, como a filosofia, a literatura e as artes, a sociologia, as ciências da comunicação, a ética ou o direito. Explicitação conceptual: pós-humanismo, pós-humano, pós-humanista e transumanista. Chamada de atenção para o carácter seminal do trabalho ensaístico de Ihab Hassan - pioneiro na utilização do termo “pós-humanismo”, no seu ensaio de 1977, “Prometheus as Performer: Towards a posthumanist culture?”, a propósito da possibilidade de haver uma mudança radical no humano. Referência, ainda, para o pioneirismo do trabalho de Donna Haraway, particularmente do seu influente “A Cyborg Manifesto: Science, Technology and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century” (1985), nele forjando o enquadramento conceptual para a noção de “pós-humano” através da metáfora do “ciborgue”, esse humano-máquina, simultaneamente repressivo e libertador.

Questões metodológicas e realização de exercício prático (Moodle) de diagnóstico

18 Setembro 2023, 12:30 Ricardo Gil Soeiro


Questões metodológicas e realização de exercício prático (Moodle) de diagnóstico. Exercício prático I: sistematização das tipologias de trabalhos escritos (com particular destaque para a recensão e o ensaio) e apresentação formal e referenciação bibliográfica. Exercício prático II: exercício colectivo sobre algumas das principais categorias relacionadas com o prisma teórico do pós-humanismo crítico (biopoder, antropoceno, especismo, etc.).