Sumários

I. Lógica Aristotélica - 2

18 Setembro 2025, 09:00 António José Teiga Zilhão

I.2. Inferências elementares no âmbito da Lógica Aristotélica.

I.2.1. Doutrina do Quadrado da Oposição. 

I.2.2. Teoria da Conversão

I.2.3. Teoria da Obversão. 


Apresentação

17 Setembro 2025, 13:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Apresentação da disciplina e definição do objecto da Lógica. Contraste entre dedução, indução e inferência para a melhor explicação. Verdade e validade.


Avaliação: dois testes obrigatórios presenciais a 3 de Novembro e a 5 de Janeiro.


I. Lógica Aristotélica - 1

16 Setembro 2025, 09:00 António José Teiga Zilhão

I.1. A Teoria Aristotélica da Proposição Declarativa Categórica. 

A proposição declarativa categórica. A estrutura interna da proposição declarativa categórica: termos e cópula. Os termos como os representantes de objectos ou indivíduos (termos singulares) ou propriedades (termos gerais); a cópula como partícula indicadora da ocorrência da relação de predicação entre os termos no seio da proposição. Lugares para termos (lugar do sujeito e lugar do predicado). Proposições singulares e proposições gerais. Verdade e falsidade de uma proposição declarativa categórica. Qualidade de uma proposição: proposições afirmativas e proposições negativas. Quantidade de uma proposição geral: proposições gerais universais e proposições gerais particulares. Conceito de distribuição de um termo geral no âmbito de uma proposição. Relação entre a distribuição dos termos numa proposição e a quantidade e a qualidade das mesmas. Os dois tipos de proposições declarativas categóricas singulares: singular afirmativa e singular negativa. Os quatro tipos de proposições declarativas categóricas gerais: universal afirmativa, universal negativa, particular afirmativa e particular negativa.


Início do curso a 17 de Setembro

15 Setembro 2025, 13:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Início do curso a 17 de Setembro.


Aula de Apresentação

15 Setembro 2025, 09:00 António José Teiga Zilhão

Apresentação do professor, dos estudantes, do programa, dos métodos de avaliação, da bibliografia e de outros instrumentos de trabalho. Distribuição da leccionação dos módulos do programa ao longo do semestre. Marcação dos momentos de avaliação.