Sumários

3º Exercício escrito

20 Dezembro 2018, 18:00 Ricardo Santos

3º Exercício escrito


Revisão da semântica da lógica de predicados. Conclusão do curso: a lógica clássica e as lógicas não-clássicas.

18 Dezembro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Revisão da semântica da lógica de predicados. Os elementos de uma interpretação. Exercícios de avaliação de fórmulas numa interpretação dada (Forbes, p. 256).

Conclusão do curso. Os três sistemas lógicos estudados: (i) lógica proposicional, (ii) lógica de predicados monádica, (iii) lógica de primeira ordem com identidade. O que é a lógica clássica e porque é assim chamada. A lógica enquanto teoria sobre a relação de consequência. Questões de avaliação da teoria. Limitações da lógica clássica. Dois exemplos típicos: os predicados vagos (que não têm limites exactos de aplicação) e as frases mentirosas (que dizem de si mesmas que são falsas). Possíveis frases nem verdadeiras nem falsas. Possíveis frases verdadeiras e falsas. O desenvolvimento de lógicas não-clássicas.


Ambiguidade lexical e estrutural. A demonstração de invalidades com contra-exemplos.

17 Dezembro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Dois tipos de ambiguidade: lexical e estrutural. Análise de exemplos. Exercícios de formalização de frases estruturalmente ambíguas.

A demonstração de invalidades por meio de contra-exemplos. Resolução de exercícios (Forbes, pp. 261-2).


Formalizações e deduções com descrições definidas

13 Dezembro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Formalização de frases e de argumentos com descrições definidas. Descrições definidas e ambiguidades de âmbito. Exercícios de dedução natural com descrições definidas.


Descrições definidas.

11 Dezembro 2018, 18:00 Ricardo Santos

A distinção entre nomes próprios e descrições definidas. Designadores com referente único, designadores com múltiplos referentes e designadores vazios (sem referente). A teoria das descrições definidas (Russell 1905). Nomes próprios na linguagem natural e na linguagem formal da lógica de predicados. Argumentos tradicionais contra a possibilidade de nomear o que não existe. A formalização de frases com descrições definidas. Breve análise dos três problemas apontados por Russell 1905: a barba de Platão, a calvície do rei de França e o mistério do autor de Waverley.