Sumários

Interpretações e contramodelos (continuação)

15 Outubro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Definição de interpretação: uma interpretação (da linguagem da lógica proposicional) é uma atribuição de valores, verdadeiro ou falso, às letras esquemáticas de frase. Verdade (ou falsidade) numa interpretação: a avaliação de fórmulas complexas relativamente a diferentes interpretações. Definição de contramodelo: um contramodelo de uma forma argumentativa é uma interpretação na qual as premissas são todas verdadeiras e a conclusão é falsa. Uma forma argumentativa é inválida se e só se tem um contramodelo.


Regras de Inferência

15 Outubro 2018, 10:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Conclusão do estudo das 8 formas argumentativas dedutivamente válidas:
As regras Adicão, Dilema Construtivo, Simplificação e Conjunção.
Exercícios.
Representação de uma inferência por meio de uma implicação cujo antecedente é a conjunção das suas premissas e o consequente a sua conclusão.
A inferência é válida se e somente se essa implicação é uma tautologia (uma implicação lógica).


Interpretações e contramodelos

11 Outubro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Limitações do método das tabelas de verdade. A análise exaustiva faz muitos cálculos inúteis. Um método mais directo: a construção de contramodelos como prova de invalidade.


Regras de Inferência

11 Outubro 2018, 10:00 Maria Adriana Sequeira da Silva Graça

Exercícios.

Silogismo Disjuntivo (SD) e Silogismo Hipotético (SH).


Tabelas de verdade (continuação).

9 Outubro 2018, 18:00 Ricardo Santos

Lógica proposicional. O uso de tabelas de verdade como teste de equivalência lógica, como teste de consistência e como teste de validade dedutiva (ou de consequência lógica). Algumas equivalências notórias: as leis de De Morgan e as formas equivalentes à condicional material. Algumas formas típicas de inferência válida: silogismo disjuntivo, modus ponens, modus tollens, silogismo hipotético, contraposição.