Sumários
Teste.
31 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Realização do 1º exercício escrito (elemento obrigatório do processo de avaliação).
A "tristeza" em Menina e Moça.
26 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
O discurso sobre "bem querer" em Menina e Moça. A definição paradoxal do desejo (cf. "Pede o desejo, dama, que vos veja", de Camões). O amor como "disio di bellezza": a lição de filósofos e de seus divulgadores (de Platão a Ficino, Bembo ou Castiglione). "Querer só por o querer": Bernardim, leitor da Vita Nova?
Arima: uma personagem "naturalmente triste". A valorização da melancolia - traço de génio, marca de uma aristocracia espiritual - nos séculos XV e XVI. Marsilio Ficino e a redescoberta dos Problemata do pseudo-Aristóteles (XXX, 1).
Menina e Moça: desafios de leitura.
Menina e Moça: ordem e sentido.
24 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
As histórias de Menina e Moça: uma sequência com sentido?
Arima: uma personagem, "uma paisagem literária" (cf. Rita Marnoto). A tradição do dolce stil e a lição da Vita Nova de Dante Alighieri.
Códigos do amor cortês: a eloquência discreta de palavras e sinais.
Menina e Moça: prodígios e sinais.
19 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A construção de um mundo misterioso: sinais, maravilhas, sonhos premonitórios.
O motivo cavaleiresco do encobrimento da identidade: do Libro de Primaleón ao Auto de Don Duardos; "o pastor da frauta, que não era pastor".
A palavra e o gesto: a eloquência da "maneira" no texto de Bernardim Ribeiro.
O que fazem mulheres: discursos sobre o comportamento feminino.
17 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma e desenvolvimento do trabalho da aula anterior: a dimensão trágica em Menina e Moça.
Discursos sobre o comportamento feminino: as palavras da "dona do tempo antigo", da "ama" e de Inês.
Vozes diversas, formas de dissonância: pedagogia ou desafio?