Sumários
Menina e Moça: intertextos e modelos.
12 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Desenvolvimento do trabalho iniciado na aula anterior: relações do texto de Bernardim Ribeiro com textos de Giovanni Boccaccio; afinidades e contrastes.
A história de Belisa e Lamentor e o modelo da narrativa cavaleiresca: o motivo do "passo defeso"; o ponto de vista feminino e suas implicações no relato da acção cavaleiresca; o código da cavalaria e a argumentação da personagem de Lamentor; comparação da história composta por Bernardim com uma "aventura" narrada na Crónica do Imperador Clarimundo (cap. XIV), de João de Barros.
Menina e Moça: a dimensão trágica da obra de Bernardim; conexões, formas de especularidade, visão do mundo (a morte do rouxinol, a morte do cavaleiro da ponte e a morte de Belisa).
Fenómenos de inter e intratextualidade no prólogo de Menina e Moça.
10 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Apresentação de propostas de trabalho (elemento obrigatório do processo de avaliação - a entregar até 30 de Novembro):
1. Arima, uma nova Beatrice? Para uma comparação entre a História de Menina e Moça e a Vita Nova de Dante Alighieri.
2. Leitura comparada de duas composições camonianas: "Sepa quién padece" e "O dia em que eu nasci moura e pereça".
3. Recensão crítica de "A elegia na lírica de Camões", de Vítor Manuel de Aguiar e Silva (in A lira dourada e a tuba canora, Lisboa, Cotovia, 2008, pp. 165-181).
Fenómenos de intra e intertextualidade no prólogo de Menina e Moça: o episódio da morte do rouxinol; ecos do prólogo da Elegia di Madonna Fiammetta e do proémio do Decameron.
Menina e Moça: o prólogo.
3 Outubro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Menina e Moça: a organização da narrativa.
O prólogo: características comuns e traços particulares; formas de distinção.
Elementos para uma reflexão poética: do valor do inacabamento à ênfase na escrita solitária.
Amor e mundividência: o sujeito e a busca de sentido.
Menina e Moça: para uma caracterização da economia da obra.
28 Setembro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
Retoma de tópicos tratados na aula anterior. A propósito da tese de Juan M. Carrasco: Menina e Moça e seu contexto; géneros relevantes no horizonte literário da primeira metade do século XVI.
Menina e Moça: a construção da diegese; vozes e planos narrativos; modelos em perspectiva.
A arte de contar: pedagogia e mistério (destaque para estudos de José A. Cardoso Bernardes, Jorge Alves Osório ou Fernando Gil).
Menina e Moça: problemas de fixação do texto.
26 Setembro 2018, 08:00 • Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida
A relação autor-texto. Filtros e factores de instabilidade e transformação.
Comparação de dois fragmentos do texto apresentado na edição de Évora. Apografia e apocrifia. Teses sobre o texto de Bernardim Ribeiro (António José Saraiva, Juan M. Carrasco, Jorge Alves Osório).
Razões para a escolha da bibliografia activa.
O problema do inacabamento ou da imperfeição. "Quando vi eu prazer acabado ou mal que tivesse fim?" A dimensão metanarrativa em Menina e Moça.