Sumários

A canção camoniana "Já a roxa manhã clara" e o quadro da poética petrarquista.

20 Março 2023, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Conclusão do trabalho desenvolvido na aula anterior.
O género canção: poesia e música; a definição de um padrão estrófico; regras formais e liberdade de composição.
A imitação de Petrarca e de poetas que o imitaram: marcas de uma poética petrarquista na canção "Já a roxa manhã clara".

A elegia camoniana no quadro da poética quinhentista.

15 Março 2023, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


A poética quinhentista como poética de imitação. Modelos clássicos e seu "renascimento" no discurso dos poetas do século XVI. Imitatio e aemulatio. António Ferreira e a doutrina horaciana.
Sinais de transformação e opções poéticas: a lição de Juán Boscán e os casos de António Ferreira e Sá de Miranda.
A prática da imitação como desafio de leitura.
A elegia "O poeta Simónides falando" e a relação com vozes clássicas: a glosa do tópico "beatus ille" e seu contexto. 

Imagens da Natureza na elegia "O poeta Simónides falando".

13 Março 2023, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


A canonização de Camões e o processo de "diástole" do corpus da sua poesia lírica.
A elegia "O poeta Simónides falando": o género e suas raízes clássicas.
Tempo e distância no discurso amoroso. Imagens contrastantes da Natureza (a aplicação dos topoi do locus amoenus e do locus horrendus). O sujeito e o mundo.
"Beatus ille": a glosa da aurea mediocritas.

Introdução à leitura da elegia "O poeta Simónides falando".

8 Março 2023, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


A obra lírica de Camões no quadro da poética quinhentista: géneros, formas, modelos, códigos.
"O poeta Simónides falando": raízes clássicas da elegia; relações intertextuais.
O "exemplum" ciceroniano e sua aplicação no texto de Camões: a memória como razão de sofrimento; marcas de "pathos" no discurso.
"Beatus ille" (preparação de trabalho a desenvolver na próxima aula): fortuna de um tópico clássico; as Geórgicas de Virgílio e o "Epodo II" de Horácio.

Teste.

6 Março 2023, 09:30 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida


Realização do 1.º exercício escrito (elemento para avaliação).