Sumários

Da Floresta de Enganos, de Gil Vicente, às Oitavas ao Desconcerto do Mundo, de Camões.

8 Novembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Floresta de Enganos: aspectos da organização da obra; linhas de força e diversidade; o lugar dos entremeses.

A visão do mundo, na comédia de 1536: engano e desconcerto; o poder da Ventura e a sujeição humana. 
"Quem pode ser no mundo tão quieto"? A pergunta e as respostas de Camões nas oitavas a D. António de Noronha. 


Floresta de Enganos, de Gil Vicente.

3 Novembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Marcação do trabalho a entregar até dia 15 de Dezembro; explicação acerca de cuidados a ter na preparação de uma recensão crítica.

A comédia Floresta de Enganos, de Gil Vicente: a "derradeira" obra do autor; um olhar melancólico sobre o mundo?
Traços para uma apresentação de Gil Vicente: "Um Gil que faz os aitos a el-Rei".
Gil Vicente e Sá de Miranda: dois modos de conceber o teatro.
Floresta de Enganos, elementos comuns, questões renovadas: a relação entre loucura e razão; o mundo em desconcerto; o poder do engano.


Exercício escrito.

27 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do 1º exercício escrito (trabalho para avaliação).*

* A vigilância do teste foi garantida pelo Prof. Simão Valente.


Menina e Moça: um "Decameron sentimental"?

25 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A caracterização da personagem de Arima: traços stilnovistas e petrarquianos.

A linguagem do "Amor velho": signo e leitura; filtros subjectivos.
Menina e Moça à luz da Elegia di Madonna Fiametta, de Giovanni Boccaccio: o "stilum miserorum" e a promoção de uma voz feminina.
A construção da narrativa: um "Decameron sentimental" (cf. Salgado Junior)? Histórias em sequência: a possível definição de uma linha - platonizante - de sentido.


Menina e Moça: o valor da "maneira".

20 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Menina e Moça: o jogo com modelos e códigos; a figura do cavaleiro encoberto na obra de Bernardim; "Bimarder", "o pastor que não era pastor".

Comentário de texto: silêncio e palavra; dizer muito em muito pouco; formas de depuração discursiva; o valor da "maneira".
"Realismo" e "maravilha": a eloquência do detalhe.