Sumários

Melancolia: "a doença da tristeza".

20 Dezembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O "Sermão da Quarta Dominga depois da Páscoa": a tristeza como "enfermidade" ou "peste"; uma "arte de não estar triste".

A estrutura do texto: sinais metadiscursivos, indicadores de matrizes do pensamento de Vieira.
Melancolia, acédia, tristeza como vícios ou pecados capitais; elos de uma tradição (ex.: S. Paulo, Cassiano, Gregório Magno...).
Vieira e a melancolia: a parenética e a epistolografia; géneros e decoro.
Conceitos de melancolia nos séculos XVI e XVII: a marca do génio; a "doença da tristeza".

N.B.: Data do 2º teste: 8 de Janeiro. 


O "Sermão nas exéquias de D. Maria de Ataíde".

15 Dezembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior:

- o desempenho do pregador barroco: "movere" e "delectare"; a pregação para "ouvintes de ouvir" e para "ouvintes de ver".
- a arquitectura do texto parenético: o desejo de diversidade e de unidade; a árvore como ideograma do sermão (cf. "S. da Sexagésima"); possibilidades exploradas na parenética vieirina.
- o trabalho de refutação no "S. nas exéquias de D. Maria de Ataíde": a "resposta" às "queixas" inicialmente expostas; o topos do contemptus mundi  no discurso persuasivo de Vieira; um itinerário de leitura e  um caminho de reflexão.  


O "Sermão nas exéquias de D. Maria de Ataíde".

13 Dezembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura e comentário de um passo do "Sermão nas exéquias de D. Maria de Ataíde":

- o "discurso engenhoso": marcas de agudez e engenho; o jogo de palavras; o uso do "conceito predicável".
- efeitos de "pathos".
- mudança e admiração:: aspectos do desempenho do pregador barroco.


A oratória sagrada de Vieira.

6 Dezembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

O "tema" e o "assunto" do sermão: para a destrinça (e a relação) de termos nucleares na oratória sagrada. 

A arte de pregar: processos e problemas; o valor do Sermão da Sexagésima na parenética de António Vieira.
A presença da Morte na arte barroca: observação de imagens; estímulos para uma reflexão acerca da mundividência de Seiscentos. 


A oratória sagrada de Padre António Vieira.

29 Novembro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Vieira, leitor de Camões: leitura e comentário de vários excertos; o fenómeno da intertextualidade - lugar e significado.

Ecos camonianos no "Sermão nas exéquias de D. Maria de Ataíde": a discussão de um olhar comum sobre a morte.
A "resposta" a humanas queixas: o desempenho e o "triunfo" do pregador.