Sumários

Menina e Moça: desafios de leitura.

18 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do tópico lançado na aula anterior: "fortuna", "ventura", "fados"; a questão da liberdade humana no contexto quinhentista.

O texto de Menina e Moça: desafios e problemas; discussão sobre modos de ler a obra de Bernardim Ribeiro.


Menina e Moça: a construção de personagens.

13 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A construção de personagens na narrativa de Bernardim Ribeiro. 

O mito de Sileno: sua fortuna em textos clássicos; sua aplicação em obras quinhentistas (Elogio da Loucura, de Erasmo; Orlando Furioso, de Ludovico Ariosto); sua hipotética projecção em Menina e Moça.
Diversidade e complexidade das personagens bernardinianas: importância e significado das relações especulares; o valor de formas de contraste e de contradição.
Liberdade humana: um conceito problemático no Renascimento. Da exaltação da dignitas hominis, por Giovanni Pico della Mirandola, à glosa de um tópico antigo - homo ludus deorum.


Menina e Moça: modelos e recriações.

11 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior.

A figura do cavaleiro e os códigos da cavalaria no texto de Bernardim Ribeiro: a explicitação de um "dever ser"; modelos e recriações.
Identidade e transformação: Amor, Fortuna e Melancolia.


Menina e Moça: histórias de cavaleiros, segundo Bernardim.

6 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Conclusão do trabalho da aula anterior.

Histórias de cavaleiros em Menina e Moça: a presença do género "livro de cavalarias" na tradição peninsular; sua difusão (o caso dos autos vicentinos de Don Duardos e de Amadis). 
O motivo do "passo defeso" na Crónica do Emperador Clarimundo e no Palmeirim de Inglaterra (apresentação de exemplos); sua inclusão e seu desenvolvimento na narrativa de Bernardim Ribeiro; razão e paixão; fenómenos de especularidade.


Menina e Moça: "ao Amor, quem lhe porá lei?"

4 Outubro 2017, 08:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Menina e Moça ou Saudades: a tematização do Amor; o valor do excesso e da diferença. 

Assimilação  e reinvenção de modelos. Vestígios petrarquianos no texto de Bernardim Ribeiro. Exploração da Canção 129 dos Rerum Vulgarium Fragmenta: misantropia e visão amorosa. Elementos para uma comparação entre o discurso lírico de Petrarca e a narrativa melancólica de Menina e Moça