Sumários

Poética em mudança: tradição e novidade.

17 Outubro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura e comentário de duas elegias ("Não chores, mas alegra-te Elegia"; "Esta branda Elegia, esta tão vossa").

O género "elegia"; suas raízes clássicas; seu desenvolvimento por António Ferreira. "Não chores, mas alegra-te Elegia": uma prova de perícia poética?
A "resposta" de Sá de Miranda: a reflexão sobre a poesia; o valor da tradição e da novidade; doutrina e prática de conciliação. 


Relações literárias: conexões, mediações.

13 Outubro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Balanço do trabalho realizado: linhas de força, tópicos nucleares.

Para uma cartografia de relações literárias: Portugal-Espanha-Itália; conexões e mediações.
Comparação de um texto de Diogo Brandão ("Fingimento d'amores") com o Inferno de Namorados de D. Iñigo López de Mendoza e com o canto V do Inferno de Dante.
Clássicos no horizonte: o trabalho de tradução, Observação de um texto de João Roiz de Sá de Meneses, à luz da sua matriz ovidiana (a Epístola de Dido a Eneias).  


Modelos e práticas: objectos de desconstrução e de discussão.

10 Outubro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Amor cortês - o outro lado da medalha: convenções expostas, representações desconstruídas. Comentário de um texto de Cartagena.

Deslocações, movimentos transfronteiriços, a aculturação como problema: ir para Castela, voltar de Castela; viagem, experiência e mudança; a língua como parte de uma consciência identitária. Exploração de textos de Nuno Pereira e Gil de Castro.


Relações poéticas: traços para a definição de um mapa.

6 Outubro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura em voz alta, por dois alunos, de textos de cancioneiros.

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior: a intertextualidade como revelação/manifestação de um horizonte poético.
Comentário de um texto de Juan de Mena: a construção de um discurso de louvor; Petrarca como "profeta".
Ecos de autores itálicos no Cancionero General e no Cancioneiro Geral. Os "infernos de namorados": relações com o modelo de Dante ("Inferno, V"). Os textos do Marquês de Santillana e de Diogo Brandão. 


O discurso amoroso no Cancioneiro Geral: relações intertextuais, horizonte poético.

3 Outubro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Leitura, por dois alunos, de dois textos do Cancioneiro Geral. Breve comentário.

O conceito de horizonte poético; elementos para a sua compreensão.A "Carta"/"Proémio" do Marquês de Santillana: sua importância na definição de um campo de leituras, de expectativas e de relações poéticas; a perspectiva histórica de Don Iñigo López de Mendoza; o interesse pelos autores "itálicos"; a exaltação da poesia como "gaia ciência".
O trabalho intertextual e seu significado: a relação da "Literatura Portuguesa" com "Outras Literaturas"; o valor das escolhas; processos de incorporação e de transformação (o caso das trovas de D. João Manuel "em que mete no cabo de cada copra hua cantiga feyta per outrem").