Sumários

Aspectos do discurso amoroso no Cancioneiro Geral e no Cancionero General.

29 Setembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Retoma de tópicos tratados nas aulas anteriores: leitura e comentário de trechos da Vida e Feitos d'el Rei D. João II, de Garcia de Resende, e de "Recuerde el alma dormida", de Jorge Manrique.

Leitura em voz alta, por alunos, de duas composições do Cancioneiro Geral.
O discurso amoroso nos Cancioneiros de Resende e de Castillo: a linguagem do louvor da figura feminina e da expressão de sentimento passional (lugares-comuns; a relação entre sagrado e profano; a projecção de padrões de suserania e vassalagem).
Exploração de textos de João Afonso d'Aveiro, Fernão da Silveira e D. João Manuel.


Relações peninsulares: Cancioneiro Geral (1516) e Cancionero General (1511).

26 Setembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Desenvolvimento do trabalho da aula anterior: relações culturais e contexto político.

Exploração de um excerto do "Cuidar e Sospirar": enquadramento do texto; o processo de D. Fernando de Bragança (1483) e o processo do "Cuidar e Sospirar"; poetas castelhanos - auctoritates.
Comentário de uma cantiga de Jorge de Aguiar: uma paródia de uma glosa de Quirós? 


Fronteira política e relações culturais.

22 Setembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Fronteira política e relações culturais. O conceito de "permeabilidade".

Para uma contextualização histórica: exploração e articulação de quatro tópicos ("batalha de Toro"; "tratado de Alcáçovas-Toledo"; "alianças matrimoniais da dinastia portuguesa (séc. XV- XVI)"; "D. Miguel da Paz").
Tensões políticas, contactos poéticos. Leitura de composições do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.


Apresentação.

19 Setembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Apresentação.

Preenchimento das fichas escolares. 
Distribuição de informação relativa à disciplina de Literatura Portuguesa e Outras Literaturas: programa, bibliografia, processo de avaliação (dois testes+um exercício escrito não presencial), calendarização do trabalho a realizar durante o semestre.
Comentário do programa.
Marcação das datas dos testes: 3 de Novembro e 15 de Dezembro. O exercício escrito não presencial será entregue no dia 12 de Dezembro.


Programa: 

Centrando a atenção num tempo (o século XVI – tempo de Renascimento, tempo de expansão e descoberta) em que a relação da Literatura Portuguesa com outras Literaturas seria sempre assumidamente cultivada e desejada, organizar-se-á o trabalho comparativo de modo a destacar não só fenómenos de assimilação e de metamorfose do que veio de fora, mas também de projecção para o exterior. Em primeiro lugar, tratar-se-á de poesia – desde o Cancioneiro Geral à prática petrarquista de Sá de Miranda, António Ferreira e Luís de Camões – observando o que, na sua história e nas suas transformações, é indissociável da ligação a modelos oriundos “d’estranha parte”. Em segundo lugar, privilegiar-se-á uma obra em prosa – Peregrinaçam, de Fernão Mendes Pinto – procurando compreender o que nesta narrativa constituiria motivo de fascínio e razão para que depressa fosse divulgada, à escala da Europa ocidental, em sucessivas traduções.