Sumários

Exercício escrito.

15 Dezembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Realização do segundo exercício escrito (elemento para avaliação).


Peregrinaçam: o texto português e as traduções seiscentistas.

12 Dezembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Para lá dos cinco impérios: medida e imagens do mundo na Peregrinaçam; "incomensurabilidade" e "comensurabilidade".

Xavier: a personagem do "santo padre mestre"; sua fortuna nas traduções castelhana e inglesa da obra de Mendes Pinto.
Discreta intertextualidade: o Evangelho segundo S. Mateus (10, 14) como subtexto de um passo da Peregrinaçam (a despedida de Xavier). 
Peregrinaçam: para uma reflexão sobre as relações entre a Literatura Portuguesa e Outras Literaturas.


Peregrinaçam e Utopia: intertextualidade possível.

5 Dezembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

A representação do Outro: formas de "comensurabilidade"; marcas de oposição.

A imagem da China na Peregrinaçam de Mendes Pinto: ordem e sistema; valor modelar. 

Relações possíveis com a Utopia de Thomas More.



Peregrinaçam: intertextualidade e significação.

28 Novembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Balanço do trabalho realizado (para uma clarificação da leitura da obra de Mendes Pinto): resposta a perguntas dos Alunos; retoma de linhas de estudo.

O fenómeno da intertextualidade na Peregrinaçam: texto e subtexto; processos de significação.
A crítica indirecta no discurso do "menino chinês" (cap. 55) e o discurso bíblico sobre a hipocrisia (Mateus, 15; Ep. aos Romanos, 2).
"Nós" e os "Outros": relações, representação do mundo.
A China de Mendes Pinto e a Utopia de Thomas More. 


Peregrinaçam: a "crítica indirecta".

24 Novembro 2016, 14:00 Isabel Adelaide Penha Dinis de Lima e Almeida

Retoma do trabalho da aula anterior: o trabalho da dispositio; sua importância na construção da narrativa da Peregrinaçam; relações - formas de significação.

Texto e subtextos: o episódio de Calemplui; ecos camonianos na obra de Mendes Pinto; Peregrinaçam, uma anti-épica?
A "crítica indirecta" na Peregrinaçam: o discurso do Outro; processos de valorização.