Sumários
A defesa do cinema por António Ferro
28 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
O elogio das "estrelas" do cinema mudo Italiano, Francesca Bertina, Pina Menicheli e Lyda Boreli, na conferência de Ferro "As grandes trágicas do Silêncio" de 1917. A escrita de Ferro , as suas "frases-imagens", e a imagem do cinema, aproximadas no modo como procuram sair da "Verdade da vida" para a "Mentira da Arte". Como no cinema a actriz é o manequim de uma imagem cinematográfica que a sublima. As três coincidem com as imagens de si que o cinema projecta ( a mulher "romântica", a "vampe", a "divina").
Leviana, de António Ferro
26 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Leviana, um retrato da mulher fútil e mundana dos anos 20 em Portugal.
Os fragmentos de António Ferro em Teoria da Indiferença e em Leviana.
21 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Teoria da Indiferença, de António Ferro e a escrita em fragmentos de Leviana (Paródia ou pastiche do primeiro?). Os temas abordados nos dois casos, a escrita, oinema, a maquilhagem, a dança, os aspectos mundanos da vida.
Leviana de António Ferro
19 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Tentativa de caracterização das personagens do livro, em particular de Leviana e do narrador. A hipótese teórica de existir uma relação entre Leviana e a Lisboa dos anos 20 análoga à que existe entre Nadja e a cidade de Paris. Os modelos "românticos" e a sua deturpação ou rejeição.
Nadja de Breton (conclusão) e Leviana de António Ferro
14 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Conclusão do estudo de Nadja: a importância das ideias de Freud ( e Lacan) : a relação entre a personalidade e o inconsciente; as associações livres e a psicopatologia do quotidiano; a interpretação dos sonhos.