Sumários

A defesa do cinema por António Ferro

28 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins

O elogio das "estrelas" do cinema mudo Italiano, Francesca Bertina, Pina Menicheli e Lyda Boreli, na conferência de Ferro "As grandes trágicas do Silêncio" de 1917.  A escrita de Ferro , as suas "frases-imagens", e a imagem do cinema, aproximadas no modo como procuram sair da "Verdade da vida" para a "Mentira da Arte".  Como no cinema a actriz é o manequim  de uma imagem cinematográfica  que a sublima. As três  coincidem com as imagens de si que o cinema projecta ( a mulher "romântica", a "vampe", a "divina"). 

O cinema aparece, em Leviana, como um figurino que a personagem segue, na sua vida.  


Leviana, de António Ferro

26 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins

Leviana, um retrato da mulher fútil e mundana dos anos 20 em Portugal. 

Os  aforismos de Teoria da Indiferença sobre  a arte e a vida e a consequente defesa do artifício; as  considerações sobre a arte moderna (em particular a dança moderna, a moda e o Jazz) em A Idade do Jazz Band.  O modo como na novela Leviana se constrói a personagem feminina onde se repercute já, de alguma forma, o conjunto desses factores e influências. 


Os fragmentos de António Ferro em Teoria da Indiferença e em Leviana.

21 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins

Teoria da Indiferença, de António Ferro e a escrita em fragmentos de Leviana (Paródia ou pastiche do primeiro?). Os temas abordados nos dois casos, a escrita, oinema, a maquilhagem, a dança, os aspectos mundanos da vida. 

Sobre Leviana como autorretrato de António Ferro (na personagem do narrador) em diálogo com um seu alter ego feminino, 
Os "pensamentos" de Leviana: paradoxais "pensamentos" de quem não sabe (não quer) pensar. 
O elogio da mentira e do artificio  em Ferro , evocando  Oscar Wilde.  O elogio da maquilhagem, evocando Baudelaire,


Leviana de António Ferro

19 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins

Tentativa de caracterização das personagens do livro, em particular de Leviana e do narrador. A hipótese teórica de existir uma relação entre Leviana e a Lisboa dos anos 20 análoga à que existe entre Nadja e a cidade de Paris. Os modelos "românticos" e a sua deturpação ou rejeição. 

A novela e a sua recepção em Lisboa: do escândalo ao objecto a ser imitado por uma literatura "de jornalistas" ( de Mário Domingos, O Preto do Charleston, ou Reinaldo Ferreira/Repórter X: A Virgem do Bristol Club).
Algumas ideias arquetípicas sobre o feminino, da "vamp", à "cocotte" , à frequentadora da "boémia". 
Literatura e expressão das sexualidades em obras do 1º modernismo, nomeadamente em Ferro, Botto, Judith Teixeira ou Florbela Espanca. 


Nadja de Breton (conclusão) e Leviana de António Ferro

14 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins

Conclusão do estudo de Nadja: a importância das ideias de Freud ( e Lacan) : a relação entre a personalidade e o inconsciente; as associações livres e a psicopatologia do quotidiano; a interpretação dos sonhos. 


Apresentação de António Ferro entre as vanguardas e a "arrière-garde".  Resumo do assunto de três conferências de Ferro entre 1917 e 1922: "As Grandes Trágicas do Silêncio", "Colette, Colette Willy, Colette" e "A Idade do Jazz-Band. Porque razão estas conferências abrem novas perspectivas no plano cultural do pós 1ª Guerra em Portugal,