Sumários

Conclusão do estudo de Nadja

7 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins


Nadja, um diálogo entrte a psicanálise e o surrealismo.: o acaso objectivo e a "trouvaille" como objectivação e  a realização do inconsciente. A fotografia e a escrita automática  como manifestação do inconsciente e revelação do real.

A cidade dos surrealistas é a decifrar, como um criptograma. Breton e Nadja e o percurso que os leva de uma lugar a outro, de um objecto  a outro segundo um princípio analógico  que opera igualmente na imagem surrealista. 
O "beau comme" dos textos de Lautréamont  e de outros precursores do surrealismo (de Rimbaud, a Huysmans e a Jarry). 
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Nadja

5 Fevereiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins


Aspectos da estrutura do livro Nadja, composto em 1928 e completado em 1962: aspectos do prólogo; aspectos  do diário de alguns dias  da fase inicial  do movimento surrealista ( a  constituição da "Central Surrealista" ) e da deambulação   com Nadja por Paris, seguindo um roteiro esotérico e mágico com vista à interpretação dos símbolos que se lêem na cidade; aspectos do pósfacio,  depois da separação de Nadja, o encontro com aquela a quem o livro acaba por ser dedicado. 

A concepção surrealista da mulher em Nadja: o  "espirito  imanente" e livre que a personagem encarna. Representações de Nadja por Nadja.

Nadja, de André Breton

31 Janeiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins


Leitura da primeira parte da novela e do início da segunda ( o aparecimento em cena de Nadja).  As deambulações em Paris : os objectos e as pessoas  encontrados num "campo magnético" constituído pela cidade. Esclarecimento de algumas referências literárias e artisticas : a evocação no livro  de Jean-Jacques Rousseau e de  Huysmans e, no presente, aos que se moviam, como Breton nos meios surrrealistas de Aragon a Desnos, a Eluard e a  Peret e outras personagens cujos nomes são omitidos como "dama da luva", ou desconhecidos do público, como a poetiza do "Marché aux Puces".  A descrição, na primeira parte do livro, da  constituição do movimento surrealista  e da actividade da "central surrealista"  e da revista Literatura.  Aspectos   de caracterização da personagem feminina, deduzidas das considerações do narrador quando se cruza com ela pela primeira vez. 


Nadja

29 Janeiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins


André Breton e o movimento surrealista. Algumas datas e nomes do surrealismo francês. Leitura e comentário de um passo do livro de Breton L'Amour Fou (1932) sobre o "acaso objectivo".  A  importância do "acaso objectivo" no livro de 1927, Nadja
O aspecto compósito do livro (texto e imagem) e as várias datas da sua composição. Leitura das primeiras páginas sublinhando nelas aspectos avulso: o "método" clínico (neurológico) seguido na sua redacção; Sobre escrita e reescrita; sobre a cidade de Paris como uma "tela" onde o inconsciente se projecta a partir das ligações permitidas pelo acaso objectivo; sobre crítica literária, segundo Breton.

Observações sobre o programa

24 Janeiro 2024, 11:00 Patrícia Soares Martins


Observações sobre o programa e o modo de relacionar entre si as obras que constam da bibliografia. Apresntação de duas novelas dos anos XX em duas línguas e duas latitudes: Nadja, de Breton e Leviana, de António Ferro. 

Conversa com os alunos sobre a avaliação e sobre a ordem das leituras proposta tendo em conta a data dos testes e a matéria sobre a qual cada um deles incidirá.