Sumários
Conclusão do estudo de Nadja
7 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Nadja, um diálogo entrte a psicanálise e o surrealismo.: o acaso objectivo e a "trouvaille" como objectivação e a realização do inconsciente. A fotografia e a escrita automática como manifestação do inconsciente e revelação do real.
Nadja
5 Fevereiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Aspectos da estrutura do livro Nadja, composto em 1928 e completado em 1962: aspectos do prólogo; aspectos do diário de alguns dias da fase inicial do movimento surrealista ( a constituição da "Central Surrealista" ) e da deambulação com Nadja por Paris, seguindo um roteiro esotérico e mágico com vista à interpretação dos símbolos que se lêem na cidade; aspectos do pósfacio, depois da separação de Nadja, o encontro com aquela a quem o livro acaba por ser dedicado.
Nadja, de André Breton
31 Janeiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Leitura da primeira parte da novela e do início da segunda ( o aparecimento em cena de Nadja). As deambulações em Paris : os objectos e as pessoas encontrados num "campo magnético" constituído pela cidade. Esclarecimento de algumas referências literárias e artisticas : a evocação no livro de Jean-Jacques Rousseau e de Huysmans e, no presente, aos que se moviam, como Breton nos meios surrrealistas de Aragon a Desnos, a Eluard e a Peret e outras personagens cujos nomes são omitidos como "dama da luva", ou desconhecidos do público, como a poetiza do "Marché aux Puces". A descrição, na primeira parte do livro, da constituição do movimento surrealista e da actividade da "central surrealista" e da revista Literatura. Aspectos de caracterização da personagem feminina, deduzidas das considerações do narrador quando se cruza com ela pela primeira vez.
Nadja
29 Janeiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
André Breton e o movimento surrealista. Algumas datas e nomes do surrealismo francês. Leitura e comentário de um passo do livro de Breton L'Amour Fou (1932) sobre o "acaso objectivo". A importância do "acaso objectivo" no livro de 1927, Nadja.
O aspecto compósito do livro (texto e imagem) e as várias datas da sua composição. Leitura das primeiras páginas sublinhando nelas aspectos avulso: o "método" clínico (neurológico) seguido na sua redacção; Sobre escrita e reescrita; sobre a cidade de Paris como uma "tela" onde o inconsciente se projecta a partir das ligações permitidas pelo acaso objectivo; sobre crítica literária, segundo Breton.
Observações sobre o programa
24 Janeiro 2024, 11:00 • Patrícia Soares Martins
Observações sobre o programa e o modo de relacionar entre si as obras que constam da bibliografia. Apresntação de duas novelas dos anos XX em duas línguas e duas latitudes: Nadja, de Breton e Leviana, de António Ferro.