Sumários

Aula 4 (22/09/2025): Ontologia e Existência (3)

22 Setembro 2025, 11:00 David Yates

A proposta positiva de W.V.O. Quine em “Sobre o que há”. Primeiro passo: a decisão sobre quais sentenças ou teorias serão o alvo inicial da análise ontológica. Segundo passo: a regimentação/formalização das sentenças-alvo em linguagem da lógica de primeira-ordem. A existência e o ser como conceitos unívocos passíveis de análise através do quantificador existencial. O slogan de Quine: ser é ser o valor de uma variável. Metafísica revisionária e metafísica descritiva. O caráter essencialmente filosófico, e portanto aberto a debate, das propostas de formalização de sentenças particulares da linguagem natural. O terceiro passo: o compromisso ontológico é lido a partir das implicações existenciais da paráfrase lógica das sentenças ou teorias que adotamos como verdadeiras. Bertrand Russell em “On denoting”: a análise de sentenças declarativas envolvendo descrições definidas. A extensão das ideias de Russell à análise de existenciais negativas envolvendo, em primeiro lugar, descrições definidas, em segundo, nomes próprios. A teoria descritivista dos nomes como descrições definidas disfarçadas (e seus problemas). A resolução ou dissolução do puzzle dos objectos não-existentes proposta por Quine. O método de Quine em prática: deliberando sobre o compromisso ontológico de sentenças como ‘A família Portuguesa média possui 1,43 filhos’ e ‘Algumas espécies zoológicas são inter-férteis’. A disputa ontológica entre adeptos de Quine e neo-Meinonguianos: inexprimível, verbal, ou substancial?


Aula 3 (19/09/2025): Ontologia e Existência (2)

19 Setembro 2025, 13:00 David Yates

Continuação: o puzzle dos objectos não-existentes. Os interlocutores de W.V.O. Quine em “Sobre o que há”: McX e Wyman. A proposta de McX: termos singulares tais como ‘Pégaso’ ou ‘Pai Natal’ nomeiam entidades mentais ou idéias. Incompatível com a assunção de que sentenças existenciais singulares negativas podem ser verdadeiras. A proposta de Wyman: devemos distinguir a existência da subsistência, e assim, aceitar que há objectos que não existem. Wyman e Alexius Meinong. As críticas de Quine a Wyman: trata-se de uma distinção obscura; não possuímos critérios de identidade claros aplicados a entidades meramente possíveis (possíveis não-atualizados). Identidade numérica e identidade qualitativa.


Aula 2 (17/09/2025): Ontologia e Existência (1)

17 Setembro 2025, 11:00 David Yates

Ontologia: uma sub-área central da metafísica. Exemplos de disputas ontológicas na filosofia. A reabilitação da ontologia no panorama da filosofia contemporânea por W.V.O. Quine em seu artigo seminal de 1948, “Sobre o que há”. O enigma do não-ser (o puzzle dos objetos não-existentes; o problema das existenciais negativas verdadeiras).


Aula 1 (15/09/2025): Apresentações pessoais e da disciplina. O que é a metafísica?

15 Setembro 2025, 11:00 David Yates

Apresentações pessoais. Apresentação dos objetivos da disciplina, da metodologia adotada, dos elementos de avaliação e da bibliografia. O que é a metafísica? Discussão de três respostas: a resposta etimológica, a resposta global e a definição por meio de exemplos. Apresentação do programa de conteúdos.