Sumários

Aula 18 (24/10/2025): Causalidade (1)

24 Outubro 2025, 13:00 David Yates

A importância da causalidade: predição, explicação, manipulação. A causalidade como explanans na filosofia: teoria causal do conhecimento, do conteúdo mental, da referência, da percepção. O empirismo de David Hume e a teoria regularista da causalidade (TRC). O argumento negativo de Hume contra conexões necessárias. A TRC como análise redutiva da causalidade: c causa e sse (1) c e e são contíguos, (2) e precede temporalmente a c, e (3) eventos do tipo de c são regularmente seguidos (conjunção constante) por eventos do tipo de e. As características filosóficas mais importantes da TRC: redutiva, realista, austera. Problemas para a TRC: como distinguir regularidades causais de meras coincidências? Poderia o apelo às leis da natureza resolver este desafio em consonância com o espírito redutivista e austero da TRC?


Aula 16 (22/10/2025): Composição Material (2)

22 Outubro 2025, 11:00 David Yates

Revisão de noções fundamentais: a Questão Especial da Composição (QEC), as teorias da composição material e as diferentes formas de Restritivismo Mereológico. As respostas extremas à QEC: o Universalismo Mereológico (UM) e o Niilismo Mereológico (NM). O argumento da vagueza em defesa do UM. Os problemas do UM: senso comum e intuições; parcimónia ontológica; o problema da identidade. Em defesa do NM: redundância causal, puzzles metafísicos e vagueza. Os problemas do NM: senso comum e intuições; o argumento de van Inwagen (1990) e o problema da base da realidade.


Aula 16 (20/10/2025): Composição Material (1)

20 Outubro 2025, 11:00 David Yates

Introdução à composição material. A Questão Especial da Composição (QEC), de van Inwagen (1990). A quantificação plural e a noção de “composição”. As teorias da composição material: o Universalismo Mereológico, o Restritivismo Mereológico e o Niilismo Mereológico. O caso do Restritivismo Mereológico: discussão de duas respostas conexionistas (Contacto e Fixação) e da resposta de van Inwagen (1990), o Organicismo (ou Minimalismo Biológico).


Aula 15 (17/10/2025): A Persistência ao Longo do Tempo (2) 

17 Outubro 2025, 13:00 David Yates

Revisão de noções fundamentais: a definição de persistência (Lewis 1986), o problema da persistência, o Duracionismo e o Perduracionismo. Uma análise comparativa do Duracionismo e do Perduracionismo. As virtudes teóricas gerais: senso comum e intuição, simplicidade e economia ontológica. A inteligibilidade do Duracionismo e do Perduracionismo. O problema das propriedades temporárias intrínsecas (Lewis 1986). A resposta Duracionista: a abordagem relacionista e a abordagem adverbialista. O Perduracionismo e a mudança. Os puzzles da coincidência material: o caso do Pedaço de Barro e da Estátua. A resposta Duracionista: o apelo à noção de constituição material. Coincidência temporária e permanente.


Aula 14 (15/10/2025): A Persistência ao Longo do Tempo (1) 

15 Outubro 2025, 11:00 David Yates

Introdução à persistência ao longo do tempo. Que coisas persistem ao longo do tempo? Em que consiste persistir ao longo do tempo? A definição de Lewis (1986). A identidade e a mudança: a identidade numérica e a identidade qualitativa. De que forma é que os objetos materiais persistem ao longo do tempo? Os objetos materiais e os eventos. As três principais teorias da persistência: o Duracionismo, o Perduracionismo e o Aduracionismo (ou Teoria das Fases).