Sumários

Aula 12 (10/10/2025): Tempo (3)

10 Outubro 2025, 13:00 David Yates

Uma objeção filosófica ao Presentismo: como encontrar truthmakers para afirmações verdadeiras sobre passado/futuro? Três tipos de respostas presentistas: (i) negar que toda verdade requer um truthmaker (factos brutos, ou ficcionalismo temporal), (ii) encontrar truthmakers presentes para afirmações passadas/futuras (traços, registos, memórias), (iii) rejeitar que sentenças sobre o passado/futuro possam ser verdadeiras (teoria do erro). McTaggart e os conceitos de Série-A e Série-B. O que significa defender a fundamentalidade de uma ou outra série temporal e suas implicações para a natureza estática ou dinâmica da realidade. O paradoxo de McTaggart: se há tempo, há mudança; se há mudança, então a Série-A é fundamental; a Série-A é inconsistente; logo, não há tempo. A interpretação de Dummett do paradoxo: a Teoria-A implica que não é possível dar uma única descrição absoluta da realidade temporal. Críticas do paradoxo a partir da Teoria-B: há mudança suficiente no facto de que objetos possuem distintas propriedades em distintos tempos. Uma objeção ao Eternismo/Teoria-B: o argumento “thank goodness that’s over” de Arthur Prior. A nova Teoria-B: o discurso e pensamento temporal não pode ser perfeitamente traduzido por discurso que apela apenas a relações-B, mas podemos dar conta da sua verdade sem comprometimento a fatos-A. Uma breve introdução a problemas lógicos e filosóficos relacionados à viagem no tempo: não é possível mudar o passado, mas sim afetá-lo.


Aula 11 (08/10/2025): Tempo (2)

8 Outubro 2025, 11:00 David Yates

A simultaneidade da relatividade como um poderoso desafio a teorias não-eternistas. Respostas oferecidas por presentistas: Markosian e a distinção entre teorias científicas metafisicamente carregadas e suas contrapartes metafisicamente neutras. Seria a existência de um presente objectivo incompatível com a TRR? Problemas filosóficos com a definição do Eternismo e Presentismo e a noção de existência simpliciter. O desacordo entre estas teorias se dá ao nível do que existe simpliciter, e não sobre o que existe agora ou sobre o valor-de-verdade de afirmações históricas. Diferentes propostas sobre a forma lógica de afirmações sobre entidades não-presentes: quantificação existencial sobre eventos/tempos versus operadores temporais primitivos.


Aula 10 (06/10/2025): Tempo (1)

6 Outubro 2025, 11:00 David Yates

A concepção ordinária do tempo. Assimetrias entre como pensamos sobre o tempo e espaço: (i) mudança, (ii) direção, (iii) implicações existenciais. A simultaneidade da relatividade segundo a Teoria da Relatividade Restrita. O postulado da constância da velocidade da luz implica possíveis desacordos sobre julgamentos de simultaneidade de eventos. Tempo e ontologia: Eternismo, Presentismo, Bloco Crescente e Bloco Decrescente.


Aula 9 (03/10/2025): Universais (3)

3 Outubro 2025, 13:00 David Yates

Discussão da tarefa de grupo sobre o nominalismo de conjuntos/classes. Nominalismo de tropos: (i) o que são tropos; (ii) universais como classes de equivalência de tropos exactamente semelhantes; (iii) particulares concretos como feixes de tropos; (iv) poder explicativo da teoria; (v) um paradoxo Cantoriano contra universais como classes de equivalência de tropos; (vi) argumento do regresso de Russell contra universais como classes de equivalência de tropos; (vii) argumento do regresso de Bradley contra particulares como feixes de tropos; (viii) outras objecções: perfil modal errado e condições de identidade erradas.


Aula 8 (01/10/2025): Universais (2)

1 Outubro 2025, 11:00 David Yates

Revisão e formalização do Paradoxo de Russell aplicado a propriedades. Diferentes formas de compreender a distinção concreto/abstracto. Objecções ao Platonismo sobre propriedades. Apresentação e discussão de duas formas de nominalism: nominalismo predicativo e nominalismo de conjuntos/classes. Tarefa de grupo sobre o nominalismo de conjuntos/classes.