Sumários
Recursos eletrónicos para projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos
7 Outubro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Brainstorming e pesquisa documental. Da leitura exploratória à leitura seletiva e analítica. Boas práticas de anotação: discussão a partir do texto “Taking notes” (MLA 2009). Identificação de fontes fidedignas (critérios); tipos de anotações; vantagens de anotar.
Identificação de plataformas eletrónicas especializadas e de revistas nacionais na área dos estudos artísticos, que podem constituir bons recursos bibliográficos para os projetos de investigação em curso.
Fichas de leitura: para que servem e modelos, a serem seguidos pelos estudantes.
Como preparar um projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos?
2 Outubro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Comentário das leituras obrigatórias: “Planear a investigação” (2010) de Judith Bell.
Divisão da turma em grupos de trabalho. Exercício de anotação em documento partilhado das principais ideias colhidas da leitura de dois textos sobre como selecionar um tema de investigação, um orientado para os estudos performativos e o outro para os estudos fílmicos (cf. Hayford 2022; Ricciardelli, Shanahan, & Young 2020). Possíveis temas de investigação nestas áreas.
Do tema à pergunta de investigação: para que serve a pergunta; como se formula uma pergunta de investigação; a importância da pesquisa bibliográfica (leitura e análise documental); boas práticas/recomendações.
Exercício de criação de perguntas de investigação a partir de títulos de trabalhos académicos extraídos da plataforma RENATES. Exemplos de perguntas.
Como iniciar um projeto de investigação no âmbito dos Estudos Artísticos?
30 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Conclusão da aula anterior: a inteligência artificial enquanto ferramenta de auxílio à investigação na área das humanidades. Partilha de boas práticas a adotar nesta unidade curricular.
Constituição dos grupos de trabalho (informação disponível para consulta no e-learning).
Como iniciar um projeto de investigação? Pensamento crítico vs. opinião. O que torna um trabalho científico? Definir um tema ou problema de investigação: boas práticas e erros a evitar. Resumo do texto “Selecting a topic” (MLA, 2009).
Ética na investigação científica
25 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa. Práticas que violam a ética científica: plágio e autoplágio. O que são e diferenças. Discussão de exemplos e de boas práticas. O consentimento informado como procedimento necessário para garantir a proteção de dados pessoais quando uma investigação envolve participantes humanos (sobretudo em situação de registo áudio, audiovisual ou fotográfico e quando se realizam entrevistas ou inquéritos). Inteligência artificial: partilha de ideias.
Investigar em Estudos Artísticos & conduta ética
23 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Conclusão da discussão do texto de W.J.T. Mitchell, “Image X text” (2015) a partir de exemplos: o processo de representação; a representação vs. objeto representado; o signo linguístico; as funções sígnicas (ícone, índice, símbolo). Sistematização das ideias-chave a reter.
A importância de desenvolver uma investigação eticamente fiável, válida e responsável. O código de Nuremberga. Princípios orientadores do Código Europeu de Conduta para a Integridade na Investigação. A Comissão de Ética da FLUL.