Sumários

Discurso académico e tipos de texto

4 Novembro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Plano de investigação: o que é, para que serve, como construir (cf. MLA, “Outlining”, 2009).
Resumo (abstract): elementos que tradicionalmente compõem um resumo e que indiciam o plano de investigação ou estrutura subjacente a um trabalho científico.
Texto científico: tipo de texto; características da linguagem académico-científica; discurso académico vs. discurso ativista; aspetos a evitar (coloquialismos, extrapolações perigosas ou generalizações abusivas, barbarismos, linguagem afetiva e impressiva, entre outros). 
Esclarecimento de dúvidas sobre a ficha de leitura, a submeter como exercício de avaliação.


Não houve aula

30 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Não houve aula, por motivo de participação da docente em conferência.


Metodologias de investigação

28 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Esclarecimento de dúvidas sobre os comentários e correções ao primeiro exercício escrito (resumo do projeto de investigação). Esclarecimento de dúvidas a respeito do segundo elemento de avaliação no âmbito do projeto em curso (ficha de leitura).
Recapitulação dos principais tipos de argumentação a partir da análise de exemplos.
Metodologia e métodos (ferramentas para recolha e análise de dados). Principais abordagens metodológicas: etnográfica; textual ou interpretativa; estudos de receção; art practice-based (com base na prática artística).


Recursos digitais do Centro de Estudos de Teatro

23 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Apresentação dos recursos digitais do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras por investigadoras desta unidade de investigação (Andresa Marques, Marta Rosa e Paula Magalhães). Demonstração das potencialidades de investigação de cada recurso.


Fases do trabalho de investigação

21 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Revisão da literatura (para construir o estado da arte): em que consiste; o que incluir; como redigir (discussão de exemplos extraídos de trabalhos académicos); boas práticas a observar e erros a evitar. Fontes primárias vs. fontes secundárias. Discussão dos textos de apoio à aula (Hayford, “Literature reviews”, 2022; Ricciardelli, Olin, & Young, “Literature reviews”, 2020; MLA, “Outlining”, 2009).

Fases do trabalho científico: da ideia à escrita. Teoria (como se pensa) e tipos de argumentação (argumentos de autoridade, por comparação ou analogia, por exemplificação, por raciocínio lógico, com base em evidência empírica). Identificação de tipos de argumentação a partir da análise de um conjunto selecionado de exemplos.