Sumários

Estudos Artísticos como área de investigação

18 Setembro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Introdução à área de estudo: enfoque humanista e estudo de práticas criativas e estéticas enquanto expressão e manifestação da mente e da criatividade humanas. As artes do espetáculo como artes do olhar e da representação apoiadas em linguagens próprias, ou seja, em signos. Mapeamento das artes do espetáculo que podem ser objeto de estudo em estudos artísticos.

Discussão do ensaio de W.J.T. Mitchell, “Image X text” (2015). Comentário da apresentação formal do texto. Distinção entre tese, hipótese e argumento, identificando o título do capítulo como tese que se demonstra com base em argumentos de natureza diversa, ao propor uma nova fórmula para endereçar as múltiplas ligações possíveis, e nem sempre de fácil definição, entre imagem e texto. Exemplificação das diversas hipóteses de relação entre imagem e texto propostas no texto (imagem/texto, imagemtexto, imagem-texto). A écfrase enquanto procedimento literário de descrição (verbalização) de um objeto visual, real ou imaginado. A mise-en-abyme enquanto procedimento literário ou artístico que consiste em repetir um mesmo elemento num mesmo sistema de signos (medium), daí surtindo um efeito de multiplicação. Distinção entre imagem/visual/visão (olhar) e texto/verbal/audição com base em duas dimensões: estética (sentidos) e semiótica (signos).


Sessão de apresentação

16 Setembro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Apresentação da docente e dos estudantes. 

Apresentação dos conteúdos programáticos e da respetiva planificação através da consulta da pasta da disciplina no e-learning: 1. Estudos Artísticos como área de investigação; 2. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa; 3. Metodologias do trabalho científico (3.1. Como preparar um projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos? 3.2. Discurso científico); 4. Competências de comunicação oral.

Explanação dos elementos de avaliação, que têm por base elementos individuais e coletivos que permitem a avaliação contínua dos estudantes:

– Intervenção oral (voluntária, regular e construtiva) e participação nas atividades de aula (10 %);

– Prova de avaliação individual, presencial e escrita (25 %);

– Recensão (de livro ou de espetáculo à escolha), relacionada com o projeto de investigação (10 %);

– Projeto de investigação organizado coletivamente e em etapas: (a) definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação (10 %); (b) ficha de leitura de artigo científico (10 %); (c) estado da arte e pesquisa bibliográfica (10 %); (d) apresentação do projeto de investigação sob o formato de poster científico e respetiva discussão em aula (10 %); (e) dossier de investigação (pasta partilhada através de Google Drive), reunindo os materiais produzidos nas diversas etapas de preparação do projeto, devidamente revistos, e todo o material de pesquisa, acrescidos de uma breve secção sobre metodologia e uma proposta de índice comentado (15 %).

Para cada elemento de avaliação escrito (não presencial), as instruções a seguir são apresentadas na plataforma e-learning, a qual será usada para submissão dos trabalhos.

Apresentação do calendário dos elementos de avaliação:

  • 16 Outubro: no âmbito do projeto de investigação: (a) Definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação.
  • 04 Novembro: no âmbito do projeto de investigação: (b) Ficha de leitura de artigo científico.
  • 20 Novembro: no âmbito do projeto de investigação: (c) Estado da arte e pesquisa bibliográfica.
  • 02 Dezembro: submissão da recensão (exercício individual).
  • 09 Dezembro: teste de avaliação.
  • 16 e 18 Dezembro: apresentação dos posters científicos.
  • 08 Janeiro: submissão do dossier de investigação.

O horário de atendimento tutorial está agendado, preferencialmente por via Zoom, para 5.ª das 10.30 às 11.30 (cf. informação disponibilizada no e-learning).