Sumários

Fases do trabalho de investigação

16 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Exercício de identificação de tema de investigação, objeto de estudo, questão orientadora, (hipó)tese e objetivos de investigação a partir da leitura da introdução de trabalhos científicos. Comentário do excerto "Planear a investigação" de Judith Bell.

Esclarecimento de dúvidas a respeito do primeiro elemento de avaliação no âmbito do projeto de investigação colaborativo. Trabalho de grupo e respetiva monitorização.


Sistemas de gestão de referências bibliográficas: Zotero

14 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Exploração de sistemas (gratuitos) de gestão de referências bibliográficas, ou seja, para arquivar/guardar e partilhar referências: o catálogo da Biblioteca da FLUL e a ferramenta Zotero. Os estudantes registaram-se na plataforma Zotero (https://www.zotero.org), exemplificando-se, de seguida, como utilizar esta ferramenta de gestão de referências e pesquisa.

Organizados em grupos de trabalho, os estudantes dispuseram de 30 minutos para avançar com os seus projetos de investigação.


Atividades práticas e monitorização dos trabalhos em curso

9 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Aula dividida em três partes.

1. Esclarecimento de dúvidas a respeito do primeiro exercício de avaliação escrito, para submissão no dia 16 de outubro.

2. Realização de quiz através da plataforma Mentimeter para aferição de conhecimentos adquiridos.

3. Organização dos estudantes de acordo com os grupos de trabalho e realização de dois exercícios: pesquisa bibliográfica em recursos especializados, orientada para os temas de investigação em curso, e pesquisa bibliográfica em revistas nacionais na área dos estudos artísticos. Partilha dos temas de investigação pesquisados, de dúvidas e práticas seguidas. Monitorização dos trabalhos de grupo.


Recursos eletrónicos para projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos

7 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Brainstorming e pesquisa documental. Da leitura exploratória à leitura seletiva e analítica. Boas práticas de anotação: discussão a partir do texto “Taking notes” (MLA 2009). Identificação de fontes fidedignas (critérios); tipos de anotações; vantagens de anotar.

Identificação de plataformas eletrónicas especializadas e de revistas nacionais na área dos estudos artísticos, que podem constituir bons recursos bibliográficos para os projetos de investigação em curso.

Fichas de leitura: para que servem e modelos, a serem seguidos pelos estudantes.


Como preparar um projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos?

2 Outubro 2024, 11:00 Marta Pacheco Pinto

Comentário das leituras obrigatórias: “Planear a investigação” (2010) de Judith Bell.

Divisão da turma em grupos de trabalho. Exercício de anotação em documento partilhado das principais ideias colhidas da leitura de dois textos sobre como selecionar um tema de investigação, um orientado para os estudos performativos e o outro para os estudos fílmicos (cf. Hayford 2022; Ricciardelli, Shanahan, & Young 2020). Possíveis temas de investigação nestas áreas.

Do tema à pergunta de investigação: para que serve a pergunta; como se formula uma pergunta de investigação; a importância da pesquisa bibliográfica (leitura e análise documental); boas práticas/recomendações.

Exercício de criação de perguntas de investigação a partir de títulos de trabalhos académicos extraídos da plataforma RENATES. Exemplos de perguntas.