Sumários
Como iniciar um projeto de investigação no âmbito dos Estudos Artísticos?
30 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Conclusão da aula anterior: a inteligência artificial enquanto ferramenta de auxílio à investigação na área das humanidades. Partilha de boas práticas a adotar nesta unidade curricular.
Constituição dos grupos de trabalho (informação disponível para consulta no e-learning).
Como iniciar um projeto de investigação? Pensamento crítico vs. opinião. O que torna um trabalho científico? Definir um tema ou problema de investigação: boas práticas e erros a evitar. Resumo do texto “Selecting a topic” (MLA, 2009).
Ética na investigação científica
25 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa. Práticas que violam a ética científica: plágio e autoplágio. O que são e diferenças. Discussão de exemplos e de boas práticas. O consentimento informado como procedimento necessário para garantir a proteção de dados pessoais quando uma investigação envolve participantes humanos (sobretudo em situação de registo áudio, audiovisual ou fotográfico e quando se realizam entrevistas ou inquéritos). Inteligência artificial: partilha de ideias.
Investigar em Estudos Artísticos & conduta ética
23 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Conclusão da discussão do texto de W.J.T. Mitchell, “Image X text” (2015) a partir de exemplos: o processo de representação; a representação vs. objeto representado; o signo linguístico; as funções sígnicas (ícone, índice, símbolo). Sistematização das ideias-chave a reter.
A importância de desenvolver uma investigação eticamente fiável, válida e responsável. O código de Nuremberga. Princípios orientadores do Código Europeu de Conduta para a Integridade na Investigação. A Comissão de Ética da FLUL.
Estudos Artísticos como área de investigação
18 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Introdução à área de estudo: enfoque humanista e estudo de práticas criativas e estéticas enquanto expressão e manifestação da mente e da criatividade humanas. As artes do espetáculo como artes do olhar e da representação apoiadas em linguagens próprias, ou seja, em signos. Mapeamento das artes do espetáculo que podem ser objeto de estudo em estudos artísticos.
Discussão do ensaio de W.J.T. Mitchell, “Image X text” (2015). Comentário da apresentação formal do texto. Distinção entre tese, hipótese e argumento, identificando o título do capítulo como tese que se demonstra com base em argumentos de natureza diversa, ao propor uma nova fórmula para endereçar as múltiplas ligações possíveis, e nem sempre de fácil definição, entre imagem e texto. Exemplificação das diversas hipóteses de relação entre imagem e texto propostas no texto (imagem/texto, imagemtexto, imagem-texto). A écfrase enquanto procedimento literário de descrição (verbalização) de um objeto visual, real ou imaginado. A mise-en-abyme enquanto procedimento literário ou artístico que consiste em repetir um mesmo elemento num mesmo sistema de signos (medium), daí surtindo um efeito de multiplicação. Distinção entre imagem/visual/visão (olhar) e texto/verbal/audição com base em duas dimensões: estética (sentidos) e semiótica (signos).
Sessão de apresentação
16 Setembro 2024, 11:00 • Marta Pacheco Pinto
Apresentação da docente e dos estudantes.
Apresentação dos conteúdos programáticos e da respetiva planificação através da consulta da pasta da disciplina no e-learning: 1. Estudos Artísticos como área de investigação; 2. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa; 3. Metodologias do trabalho científico (3.1. Como preparar um projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos? 3.2. Discurso científico); 4. Competências de comunicação oral.
Explanação dos elementos de avaliação, que têm por base elementos individuais e coletivos que permitem a avaliação contínua dos estudantes:
– Intervenção oral (voluntária, regular e construtiva) e participação nas atividades de aula (10 %);
– Prova de avaliação individual, presencial e escrita (25 %);
– Recensão (de livro ou de espetáculo à escolha), relacionada com o projeto de investigação (10 %);
– Projeto de investigação organizado coletivamente e em etapas: (a) definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação (10 %); (b) ficha de leitura de artigo científico (10 %); (c) estado da arte e pesquisa bibliográfica (10 %); (d) apresentação do projeto de investigação sob o formato de poster científico e respetiva discussão em aula (10 %); (e) dossier de investigação (pasta partilhada através de Google Drive), reunindo os materiais produzidos nas diversas etapas de preparação do projeto, devidamente revistos, e todo o material de pesquisa, acrescidos de uma breve secção sobre metodologia e uma proposta de índice comentado (15 %).
Para cada elemento de avaliação escrito (não presencial), as instruções a seguir são apresentadas na plataforma e-learning, a qual será usada para submissão dos trabalhos.
Apresentação do calendário dos elementos de avaliação:
- 16 Outubro: no âmbito do projeto de investigação: (a) Definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação.
- 04 Novembro: no âmbito do projeto de investigação: (b) Ficha de leitura de artigo científico.
- 20 Novembro: no âmbito do projeto de investigação: (c) Estado da arte e pesquisa bibliográfica.
- 02 Dezembro: submissão da recensão (exercício individual).
- 09 Dezembro: teste de avaliação.
- 16 e 18 Dezembro: apresentação dos posters científicos.
- 08 Janeiro: submissão do dossier de investigação.
O horário de atendimento tutorial está agendado, preferencialmente por via Zoom, para 5.ª das 10.30 às 11.30 (cf. informação disponibilizada no e-learning).