Sumários

Teste

15 Dezembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


A aula foi preenchida com um teste presencial escrito.

Línguas minoritárias

13 Dezembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- A "Carta Europeia das Linguas Regionais ou Minoritárias" (conclusão):

a) Observações das ações sugeridas pela Carta;
b) Exemplo de aplicação: as variedades da língua Romani.


- Resolução de dúvidas dos alunos, em preparação para o teste final.

Línguas minoritárias

6 Dezembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Extinção linguística (conclusão): visionamento e discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basca (Espanha).

- Línguas minoritárias:

a) Proteção de minorias linguísticas em diversas resoluções das Nações Unidas;

b) O caso de Portugal: observação das provisões linguísticas da Constituição da República Portuguesa; filiação linguística e processo de oficialização do Mirandês;

- A "Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias":

a) Definições (língua regional e minoritária) e âmbito de aplicação;
b) Adesão dos diversos estados europeus.

(A aula decorreu por Zoom, por o professor se encontrar no estrangeiro em trabalho)

Extinção linguística

29 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Formação de novas línguas através de contacto (conclusão):

c) Crioulos; exemplo: Santomense.

- Extinção linguística:

a) Estatísticas referentes ao desequilíbrio na distribuição dos falantes pelas línguas do mundo e da atual vaga de extinção linguística;
b) Os conceitos de vitalidade e obsolescência das línguas, associados aos domínios de utilização diária e à transmissão intergeracional;
c) Fatores (externos e internos) envolvidos na extinção linguística;
d) Estudos de caso: as línguas ameríndias da América do Norte;
e) Instrumentos de avaliação do grau de ameaça: "Expanded Graded Intergenerational Disruption Scale" e escala da UNESCO.

- A relevância do problema da extinção linguística:

a) Perdas para comunidades individuais e para o mundo;
b) Respostas à ameaça de extinção linguística: documentação e revitalização.

(A aula decorreu por Zoom, por o professor se encontrar no estrangeiro em trabalho)

Contacto de línguas

24 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Multilinguismo societal (conclusão):

a) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift: 1) culturais (conclusão); 2) linguísticos.

- Contacto de línguas:

a) O falante multilingue e o contacto linguístico societal;
b) Efeitos do contacto: shift, manutenção, criação de novas línguas.
c) Áreas linguísticas: definição e exemplo (Balcãs);
d) Alternância de códigos: inserção, alternância e lexicalização congruente (definições e exemplos);
e) Formação de novas línguas através de contacto: línguas mistas (exemplo: Media Lengua); pidgins (diversos exemplos).