Sumários
Multilinguismo societal
22 Novembro 2022, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Multilinguismo societal (conclusão):
a) Multilinguismo em países europeus: Suíça e Áustria;
b) Sociedades diglóssicas - estudos de caso: Singapura e Cabo Verde;
c) A redução do multilinguismo - o caso das comunidades imigrantes na Austrália;
d) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift: 1) sociopolíticos/demográficos; 2) culturais.
Bilinguismo individual
17 Novembro 2022, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) Discussão do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
b) Erosão linguística: contextos e estudo de caso (erosão sintática);
c) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva. - Multilinguismo societal:
a) Definições de comunidade linguística;
b) Comunidades de prática;
c) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo.
a) Definições de comunidade linguística;
b) Comunidades de prática;
c) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo.
Bilinguismo individual
15 Novembro 2022, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico;
b) L1 vs. L2 e dominância linguística; o conceito de "língua materna": critérios e perceções;
b) L1 vs. L2 e dominância linguística; o conceito de "língua materna": critérios e perceções;
c) O conceito de "língua materna": critérios e perceções (conclusão);
d) Línguas de herança: visionamento do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8).
TPC: Assistir ao documentário "Uma língua como herança": https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8
Bilinguismo individual
10 Novembro 2022, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
Bilinguismo individual:
a) Distinção entre bilinguismo individual e bilinguismo societal;
b) Definições de bilinguismo;
c) Graus de fluência em L2 e dinamismo dos perfis bilingues;
d) Categorias de bilinguismo definidas a partir de diversos
critérios: idade de aquisição, grau de competência, equilíbrio cognitivo
entre as diversas línguas, processos de desenvolvimento/maturação, estabilidade do perfil multilingue, modo de aquisição, motivação para a
aquisição;
e) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
e) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
f) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo);
g) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais.
Línguas francas e pluricentrismo
8 Novembro 2022, 14:00 • Hugo Canelas Cardoso
Línguas europeias globais (conclusão):
1) O português e o castelhano:
- Os espaços das línguas portuguesa e castelhana;
- Aferição do respetivo impacto global.
Centralidade e prevalência:
1) O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas;
2) O caso do português:
- Prevalência: população dos países de língua oficial portuguesa e comunidades emigrantes;
- Centralidade: estratégias de promoção.
a) Definições;
b) Exemplos de línguas pluricêntricas;
c) Graus de centralização linguística e dominância.