Sumários

Multilinguismo societal

22 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Multilinguismo societal (conclusão):

a) Multilinguismo em países europeus: Suíça e Áustria;
b) Sociedades diglóssicas - estudos de caso: Singapura e Cabo Verde;
c) A redução do multilinguismo - o caso das comunidades imigrantes na Austrália;
d) Fatores favorecedores de manutenção linguística ou shift: 1) sociopolíticos/demográficos; 2) culturais.

Bilinguismo individual

17 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Bilinguismo individual:

a) Discussão do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
b) Erosão linguística: contextos e estudo de caso (erosão sintática);
c) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva.

- Multilinguismo societal:

a) Definições de comunidade linguística;
b) Comunidades de prática;
c) Manutenção e shift em contextos de bilinguismo.

Bilinguismo individual

15 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


- Bilinguismo individual:

a) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico;
b) L1 vs. L2 e dominância linguística; o conceito de "língua materna": critérios e perceções;
c) O conceito de "língua materna": critérios e perceções (conclusão);
d) Línguas de herança: visionamento do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8).

TPC: Assistir ao documentário "Uma língua como herança": https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8

Bilinguismo individual

10 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso



Bilinguismo individual:

a) Distinção entre bilinguismo individual e bilinguismo societal;
b) Definições de bilinguismo;
c) Graus de fluência em L2 e dinamismo dos perfis bilingues;
d) Categorias de bilinguismo definidas a partir de diversos critérios: idade de aquisição, grau de competência, equilíbrio cognitivo entre as diversas línguas, processos de desenvolvimento/maturação, estabilidade do perfil multilingue, modo de aquisição, motivação para a aquisição;
e) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
f) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias (visualização e discussão de um vídeo explicativo);
g) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais.

Línguas francas e pluricentrismo

8 Novembro 2022, 14:00 Hugo Canelas Cardoso


Línguas europeias globais (conclusão):


1) O português e o castelhano:

- Os espaços das línguas portuguesa e castelhana;
- Aferição do respetivo impacto global.

Centralidade e prevalência:

1) O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas;
2) O caso do português:

- Prevalência: população dos países de língua oficial portuguesa e comunidades emigrantes;
- Centralidade: estratégias de promoção.

Línguas pluricêntricas:

a) Definições;
b) Exemplos de línguas pluricêntricas;
c) Graus de centralização linguística e dominância.