Sumários
Análise de textos e imagens
5 Abril 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Cesário Verde (Contrariedades), Strindberg (Menina Júlia), Flaubert (Madame Bovary), pinturas de Courbet, Daumier, Millet, Caillebotte.
A mimese realista
4 Abril 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
O contexto filosófico e científico do século XIX e seus antecedentes iluministas. De Lessing ( Laoconte) a Diderot (Os salões): da representação de uma natureza natural e da refutação da equivalência entre poesia e pintura à irrupção da representação do doméstico, do paroxismo da sensibilidade. Discussão a partir e PowerPoint como introdução ao conceito de real. O real imanente que se manifesta pela observação e pela experimentação. O romance experimental segundo Zola.
Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema”.
1 Abril 2022, 11:00 • José Maria
Comentário aos trabalhos. Continuação de leitura de Mulvey. A proposta de Mulvey.
Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema”.
30 Março 2022, 11:00 • José Maria
Impressões de visita à galeria. Continuação de leitura de Laura Mulvey. O “cinema expandido” de Valie Export: “Tap and Touch” e “Genital Panic”
Ut pictura poesis e verosimilhança
29 Março 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Discussão a partir de materiais disponibilizados sobre a transformação do conceito de mimese no conceito de verosimilhança. Os factores filosóficos (o primado da razão e o pensamento logico-matemático com Descartes) políticos e morais da sociedade seiscentista presentes na representação pictórica e literária (os tragediógrafos franceses e a pintura de Poussin). Importância da frase de Horácio irmanando poesia e pintura na busca da harmonia e da representação da natureza como se ela fosse perfeita.