Sumários
Barroco e classicismo: modos de representação
28 Março 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Introdução ao estudo do contexto artístico, político e filosófico do sec. XVII para entendimento da tensão entre imaginação e racionalidade na representação do mundo e da natureza. A pretensa irregularidade barroca, o excesso, o maravilhoso, o grotesco, o particular e único como manifestações de uma mundividência barroca que será praticada na arte e na literatura. A representação da natureza harmoniosa, perfeita e universalmente percebida pela racionalidade do artísta que se reporta à arte a os modelos preconizados por Aristóteles e Horácio.
Visita de estudo Galeria Appleton Square.
25 Março 2022, 11:00 • José Maria
Visita de estudo Galeria Appleton Square.
O trabalho de Luísa Cunha. Como funciona uma galeria? Conversa com galerista.
Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema”
23 Março 2022, 11:00 • José Maria
Laura Mulvey, “Visual Pleasure and Narrative Cinema” /
Últimas notas sobre Peggy Phelan, “The Ontology of Performance: Representation Without Reproduction”: universidade e museus. Sobre as instituições e os seus papéis no contexto da representação.
Psicanálise e feminismo. Representação e política. O olhar nas narrativas psicanalíticas.
1º exercício escrito na aula
22 Março 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Realização do 1º ExE
Perspectiva no Teatro
21 Março 2022, 14:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Discussão a partir de informação contida no PowerPoint disponibilizado na plataforma Moodle. A cena simultânea medieval e a cena em perspectiva com mudanças de cenário. A perspectiva no teatro e na arquitectura teatral barroca e a produção de ilusão.