Apresentação do Programa, Bibliografia e normas de avaliação
24 Setembro 2021, 16:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Objectivos de aprendizagem
O Seminário pretende apresentar uma trajectória epistemológica da Arqueologia desde os inícios do século XX, no contexto das Ciências Sociais, apresentando e comentando os objectivos, virtualidades e limitações das distintas “escolas” de pensamento.
Pela selecção de autores e obras consideradas significativas, devidamente enquadradas e contextualizadas, pretende-se que os estudantes aprendam a entender como se foi produzindo conhecimentos gerais sobre o passado das sociedades humanas a partir do registo arqueológico. Pretende-se explicar como as diferentes correntes de pensamento contribuíram para o enriquecimento das práticas arqueológicas Um enriquecimento que se fez mais numa óptica aditiva / cumulativa (“estratigráfica”) do que por rupturas paradigmáticas.
O objectivo final é treinar o estudante a construir conhecimento a partir do registo arqueológico e a preparar um primeiro esboço da sua própria dissertação de Mestrado.
Conteúdos programáticos
A Arqueologia seus fins e métodos (método tipológico e método estratigráfico).
Estudar sociedades do passado através de amostras pobres e truncadas.
Uma vocação transdisciplinar e interdisciplinar.
Arqueologia: entre a História e a Antropologia.
O Nascimento da Pré-História e a afirmação da Arqueologia.
Do Positivismo ao Histórico-Culturalismo.
A Teoria Geral de Sistemas e o ”processualismo” nas suas distintas versões.
A Arqueometria como área de análise neutra.
O “linguistic turning” e o pós-processualismo
A Arqueologia Hoje
Bibliografia
Alarcão, J. 1996 - Para uma conciliação das arqueologias. Porto: Afrontamento.
Gamble, C. 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge
Johnson, M. 1999 - Archaeological Theory. An introduction. Oxford: Blackwell.
Renfrew, C. / Bahn, P. (Eds.) 1991 – Archaeology Theories, Methods and Practice. London: Thames and Hudson.
Id. (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.
Trigger, B. G., 1989 - A History of Archaeological Thought. Cambridge: C.U.P.
Avaliação:
Cada estudante deverá realizar obrigatoriamente dois ensaios: uma ficha de leitura de uma das obras propostas e um ensaio comparativo de duas das obras recomendadas:
Trabalhos práticos:
1. Com vista a aprofundar e conhecer melhor as diferentes correntes epistemológicas da Arqueologia, propõe-se que se realize um pequeno ensaio comparativo de duas (ou mais) das seguintes obras, tidas por representativas de distintas correntes de pensamento:
Binford, Lewis R 1991 - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América
Childe, V. Gordon 1976 - Para uma recuperação do passado : a interpretação dos dados arqueológicos. Lisboa: Bertrand.
Clarke, D. L. 1978 – Analytical Archaeology. 2ª ed., London: Methuen.
Hodder, I. 1986 - Reading the past. Current approaches to interpretation in archaeology. Cambridge: Cambridge University Press.
Exemplo:
Chide vs Clarke
Childe vs Binford
Childe vs Hodder
Clarke vs Binford
Binford vs Hodder
Etc.
2. Realização de uma ficha de leitura de uma das obras propostas. No caso dos Key Concepts pode escolher dois ou três conceitos e realizar a ficha de leitura sobre os mesmos.
Para além dos trabalhos necessários à avaliação, deve ainda o estudante:
3. Realizar um ensaio de construção do projecto de Dissertação de Mestrado.