Sumários

De la periferia al centro: nuevas escritoras vascas

8 Novembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Aula lecionada pelo orador convidado, Professor Jon Kortazar Uriarte, da Universidade do País Basco, sob o tema "De la periferia al centro: nuevas escritoras vascas". A sessão ofereceu uma aproximação à aparição de uma nova geração (ou melhor, várias) de escritoras bascas, que tem vindo a receber uma importante atenção crítica e sucesso editorial, a diferença do que acontecia até aos anos 2000.

TESTE ESCRITO PRESENCIAL

3 Novembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


TESTE ESCRITO PRESENCIAL

Benito Pérez Galdós: "Doña Perfecta" (2)

27 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Na sessão de hoje comentamos alguns excertos do último terço do romance Doña Perfecta, a partir do capítulo "Tropa". Coloquei no Moodle um documento intitulado "Benito Pérez Galdós - Doña Perfecta (excertos) 2", que foi o que comentámos hoje, e que também envio em anexo neste email. O fundamental nesta parte do romance é que os conflictos individuais do início (Pepe Rey vs Doña Perfecta/Inocencio) se transpõem para um plano coletivo e político: o inimigo já não é "Pepe Rey", mas sim "Madrid, o Governo, a España oficial". As personagens de Doña Perfecta e Inocencio representam a Espanha conservadora, tradicionalista, autocrática, que se resiste aos esforços de modernização, homogeneização ou europeização que vêem de fora.

É neste sentido particularmente relevante o discurso de Doña Perfecta que começa com "Pues mi sobrino es todo eso" (página 5 do documento anexo), pois nele se produz a vinculação explícita dos dois níveis do conflicto: o individual e o colectivo. Pepe Rey representa o liberalismo, Madrid, o governo, os desejos de modernidade, de europeização, de superação das superstições e tradições; Doña Perfecta e Inocencio representam o que ela chama de "España real", a do "povo" frente à autoridade central de Madrid - que é uma España falsa ou ficticia, ou o que mais tarde na história de Espanha se demoninará "anti-España". De facto, se compara a luta dos tradicionalistas contra os liberais com a "Reconquista" (término historiográfico hoje muito questionado), ou seja, com a luta contra os "mouros", invasores da Península e "inimigos" do cristianismo. Neste sentido, comentámos que este romance acaba por ser muito actual, pois ideias semelhantes de "exclusão da nação/sociedade de aqueles que pensam diferente" existem também hoje em dia, particularmente desde partidos ou grupos de extrema-direita que se consideram os autênticos herdeiros da "verdadeira España"...

Análise de "Doña Perfecta" (1)

25 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada ao estudo de "Doña Perfecta", particularmente à criação de um universo ficcional: espaço, tempo, personagens, conflito. Foram selecionados excertos dos primeiros quatro capítulos do romance para mostrar como Galdós introduz ao leitor no universo narrativo e como apresenta (de forma maniqueista) os agentes que participarão nela.

Benito Pérez Galdós e o Realismo espanhol

20 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão introdutória à vida e obra de Benito Pérez Galdós, o grande autor do Realismo espanhol. Foram apresentadas a sua trajetória vital e literária (com especial atenção à divisão das suas obras narrativas), e foi analisado um excerto do discurso "La realidad presente como materia novelable", que pode ser considerado o "manifesto estético" de Galdós. Foi também realizada a contextualização e apresentação do romance Doña Perfecta, que será analisado de forma aprofundada nas seguintes sessões.