Sumários

O Lazarillo como romance de aprendizagem?

29 Setembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Nesta aula falámos sobre o Lazarillo enquanto romance de aprendizagem, bildungsroman ou coming-of-age novel, ou seja, como um precedente dos romances (e filmes) modernos que retratam a passagem de uma personagem da infância para a idade adulta.

Em concreto nos focamo-nos sobretudo no Tratado Terceiro, em que o Lázaro entra ao serviço de um escudeiro na cidade de Toledo. Falamos sobre as diferenças que este tratado introduz: na técnica narrativa, no tratamento do tempo e do espaço, na evolução da personagem de Lázaro, e também numa aproximação a uma representação mais realista da sua realidade histórica, não baseada nem mediada pelas fontes ou referências literárias (como sim acontecia, por exemplo, nos dois primeiros tratados).

Análise do "Lazarillo": o prólogo e o Tratado Séptimo

27 Setembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada à análise do texto do Lazarillo, particularmente do Prólogo e do Tratado Séptimo. Após uma brevíssima apresentação da obra, foram colocadas as seguintes questões:
  • Quem nos fala no prólogo, e nas primeiras linhas do Tratado Primero? É sempre a mesma voz / a mesma “entidade narrativa”?
  • Qual é o “caso” mencionado no prólogo (à luz do que se conta no último tratado)?
  • Como deve ler o “leitor ideal / modelo” a ideia de que o Lázaro está “en la cumbre de toda su buena fortuna”, e no geral toda a parte final da obra?
  • Que crítica ou críticas sociais se encontram nestes dois capítulos da obra?
  • Teria tido o mesmo efeito a obra se não tivesse sido publicada anonimamente?

A narrativa espanhola e o romance moderno

22 Setembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada a apresentar os antecedentes clássicos e pre-modernos da narrativa moderna: o romance bizantino, o romance satírico, o romance pastoril ou os livros de cavalaria, e as diferenças destes géneros com o que se conhece como narrativa moderna. Foram colocadas diferentes hipóteses sobre a possível explicação da aparição do romance moderno, no momento histórico específico em que aconteceu: o Humanismo, a cultura urbana-burguesa (proto-)capitalista, a aparição da imprensa... Por último, introduziu-se a relevância do Lazarillo e do Dom Quixote na consolidação do romance ocidental moderno

Narrativa e sociedade

20 Setembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


A sessão começou com o comentário de um texto de Belén Gopegui, "Literatura y política bajo el capitalismo", que deu lugar a um debate sobre a relação entre literatura e sociedade, ou entre literatura e ideologia, tanto na nossa sociedade actual como ao longo da história. Depois do debate foram apresentadas algumas ideias sobre a forma como esta relação entre literatura e sociedade tem sido estudada e teorizada desde diferentes tendências e perspetivas teóricas e críticas: a sociologia da literatura, a narratologia, etc.

A narrativa espanhola: definições e limites

15 Setembro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão introdutória que serviu para debater sobre o conceito de "narrativa" (presente e ao longo da história) assim como para clarificar possíveis definições e enquadramentos do conceito de literatura ou narrativa "espanhola". Foram introduzidas algumas noções relativas às origens da narrativa moderna, que serão aprofundadas em sucessivas sessões.