Sumários

Comentário de relatos de Emilia Pardo Bazán (2)

18 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão que continua a análise dos contos de Emilia Pardo Bazán iniciada na sessão anterior. Foram focados particularmente aqueles relatos reunidos na antologia El encaje roto nos quais, a diferência dos analisados na sessão prévia, as mulheres não aparecem já como víctimas sem agência frente a violência, mas sim como pessoas com capacidade para, dentro dos seus condicionamentos sociais, históricos e culturais, procurar uma saída para a sua situação. Isto leva a uma discussão sobre a ideia de "determinismo social", e se de facto estes relatos de Pardo Bazán podem ser enquadrados no conceito de "Naturalismo"

Realismo e Naturalismo: os contos de Emilia Pardo Bazán

13 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Nesta sessão continuou-se a apresentação dos conceitos de Realismo e Naturalismo, como contraste mas também continuidade de alguns dos elementos do Romantismo, e também em relação com a (suposta) tradição realista da literatura espanhola. Foram apresentados os rasgos essenciais destes movimentos, e também a sua adaptação ou implantação em Espanha. Por último, foi apresentada a figura e a obra de Emilia Pardo Bazán, e foram analisados alguns dos relatos incluídos na antologia El encaje roto.

A narrativa espanhola moderna: recapitulação

11 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Sessão dedicada a recapitular os conteúdos e ideias centrais desenvolvidas até agora:

-Conceito de "narrativa espanhola moderna"
-Características da narrativa pre-moderna
-Inovações técnicas e estéticas do Lazarillo
-O Dom Quixote como encerramento do paradigma anterior e início do novo
-Uma nova relação entre narrativa e sociedade

A sessão incluiu também a clarificação de dúvidas relativas aos elementos de avaliação da disciplina: o trabalho escrito e a apresentação oral, assim como sobre as sugestões de leitura para esta última apresentação.

O Dom Quixote e a representação do conflito

6 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Segunda e última sessão dedicada ao Dom Quixote, neste caso focada na representação do conflito, através da análise de dois excertos: o discurso de Marcela, e o episódio de Ricote. No caso do discurso de Marcela, trata-se de um conflito intra-ficcional, em que há uma acusação, uma defesa e um veredito (pronunciado pelo Dom Quixote). No caso do episódio de Ricote, trata-se de um conflito ou questão aberta na sociedade espanhola na altura da redação do Dom Quixote: a expulsão dos moriscos entre 1609 e 1613. Em ambos casos (embora de formas diferentes) Cervantes apresenta a questão de maneira complexa e carregada de nuances, de forma que é sempre difícil (e perigoso) fazer extrapolações sobre a possível opinião do autor em relação com aquelas questões apresentadas ou debatidas nestes excertos.

O Dom Quixote como romance polifónico

4 Outubro 2022, 11:00 Santiago Perez Isasi


Na aula de hoje começamos a estudar o Dom Quixote, do ponto de vista do conceito de "romance polifónico", e isto em dois sentidos: porque Cervantes cria uma complexa teia de vozes e "instâncias narrativas" (o primeiro narrador, Cide Hamete Benengeli, o tradutor morisco) destinadas a criar uma sombra de incerteza sobre tudo aquilo que nos é relatado: quém é que está a contar-nos a história do Dom Quixote? Em que fontes se baseia? São fontes fiáveis? Podemos acreditar na veracidade do que está a ser narrado? E também, num segundo sentido, mais propriamente "bakhtiniano", o Dom Quixote é também um romance polifónico por incorporar uma vasta variedade de registos linguísticos e de géneros textuais, do aristocrático ao vulgar, do romance pastoril à "cédula administrativa". Este contraste de linguagens é particularmente chocante (e divertido) no segundo excerto que aparece no documento "selección 1" (no Moodle), em que é Sancho Panza quem, para enganar a Dom Quixote, adopta a sua peculiar forma expressiva "cavaleiresca", só para receber em troca os insultos e palavrões das camponesas que ele está a querer fazer passar por doncelas de Dulcineia...